Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/13 às 18h45 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Triagem Neonatal convoca mães

Coleta para teste do pezinho em bebês

As mães abaixo relacionadas devem procurar o Programa de Triagem Neonatal da Secretaria de Saúde, para coleta de nova amostra do teste do pezinho em seus bebês. O Distrito Federal é a única unidade da federação a oferecer esse teste a todas as crianças nascidas em maternidades públicas. O diagnóstico de certas doenças logo nos primeiros dias de vida da criança previne problemas graves de saúde como o retardo mental.

Técnicos do Programa não conseguiram localizar os pacientes nos endereços informados. Os responsáveis podem entrar em contato com o laboratório de triagem neonatal, pelo telefone: 3341-1866 ou 3905-4669.

Nomes das mães:
Adriana da Silva Firmino
Aline Batista Benicio
Ana Paula Santana de Oliveira
Cleonice Teixeira Alves
Dayana de Sena Soares
Gisele Soares
Iraniva Arnilite da Silva
Maristela Vieira da Silva
Nubia Cristina da Silva Nascimento
Priscila Almeida dos Santos

Teste do pezinho – Até 2010 o teste do pezinho realizado nos bebês nascidos na rede pública de saúde do DF detectava 19 doenças. Há três anos o teste foi ampliado e passou a detectar 39 doenças, incluindo hipotireoidismo congênito, fenilcetonutira, algumas hemoglobinopatias (doenças ocasionadas na proteína do sangue), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, toxoplasmose congênita e leucocitose.

O exame, que deve ser realizado de preferência até o quinto dia de vida da criança, permite detectar precocemente doenças que se não forem tratadas rapidamente – no primeiro mês de vida – podem levar a morte ou provocar danos neurológicos irreversíveis. No DF, o sangue para o exame é colhido na maternidade, a partir de 24 horas de vida.

André Barros