Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/21 às 19h04 - Atualizado em 15/12/21 às 18h29

UBS 15 de Ceilândia tem novo endereço

Com 5 equipes de Saúde da Família, novo espaço foi inaugurado pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta (25)

 

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na Atenção Primária – porta de entrada para os atendimentos na rede pública de Saúde. De 2019 até agora, o GDF inaugurou 9 unidades básicas de saúde (UBSs) e aumentou a cobertura de Estratégia de Saúde da Família. Nesta quinta-feira (25), o governador Ibaneis Rocha inaugurou a UBS 15 de Ceilândia, que agora funciona na QNR 02.

 

A UBS 15 de Ceilândia foi inaugurada nesta quinta-feira (25) – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
“Nós estamos fazendo uma verdadeira revolução na saúde do Distrito Federal. Estamos aqui na Ceilândia em menos de um mês pela segunda vez. Primeiro inauguramos uma UPA e hoje uma UBS que tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia. É na unidade básica de saúde que nós atendemos as famílias e cuidamos das pessoas para evitar que elas cheguem nos hospitais. Então, essa obra vai alegrar a todos. E eu tenho convicção que a população da Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente irá usufruir com muita alegria dessa unidade, pois ela está perto da população”, destaca o governador Ibaneis Rocha.

 

Antes de se mudar para o novo espaço construído pelo GDF, as equipes da UBS 15 atendiam a população na Vila Olímpica de Ceilândia. O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, ressaltou o investimento empregado pelo governo em mais uma estrutura de saúde para atender a população do Distrito Federal.

 

Obra foi inaugurada pelo governador Ibaneis Rocha e pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache –  Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
“O governo está trabalhando para colocar a saúde perto da população. Foram investidos três milhões de reais nessa obra. São 13 consultórios para atendimento, sendo quatro de odontologia, farmácia, sala de procedimentos, curativos, coleta de exames, sala de inalação coletiva e medicação. Enfim, uma obra que veio realmente ajudar quem mais precisa”, afirmou o secretário.

 

A nova UBS tem capacidade para atender 300 pacientes por dia e cobre uma área que tem cerca de 20 mil habitantes.

 

O secretário Pafiadache visitou as instalações da nova UBS – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

 

Atenção Primária

As UBSs são as portas de entrada no atendimento à população. Até 80% das demandas de saúde podem ser resolvidas nas unidades básicas, o que desafoga as emergências dos hospitais. É nas UBSs que a população tem acesso a serviços como: retirada de medicamentos; acompanhamento para todos os ciclos de vida; tratamento dentário; acompanhamento gestacional e pré-natal; vacinação; inserção de DIU, dentre outros.

 

Unidade possui farmácia para dispensação de diversos medicamentos – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
A nova UBS 15 ocupa uma área de 831,20 m² e todo o projeto de construção foi executado pela Novacap.

 

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
“É uma reivindicação muito antiga da população. Em qualquer lugar do Brasil uma UBS como essa é chamada de pequeno hospital, por conta de seu porte, do seu acabamento, por ser completa”, avalia o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.