Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/19 às 13h34 - Atualizado em 26/07/19 às 13h35

UBS 2 de São Sebastião realiza oficina sobre a terapia do chá

COMPARTILHAR

Raizeira compartilhou sua experiência no preparo de infusões com plantas medicinais

 

As equipes de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de São Sebastião realizaram, nesta quinta-feira (25), a 1ª Oficina de Capacitação do projeto “Chá Terapia”. O encontro contou com a presença da raizeira da comunidade de São Sebastião, Josefa Francisco Gomes Ataides.

 

A experiência da raizeira foi compartilhada com as equipes e seus pacientes por meio do preparo dos chás usando plantas medicinais. As ervas são cultivadas na horta do quintal da UBS, mantida pelos voluntários do Núcleo de Ensino e Agricultura e do projeto Vivericultoras, cultivada no último semestre.

 

A oficina teve participação dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de uma auxiliar de limpeza que tem ajudado na manutenção da horta, além dos próprios pacientes. Foram preparados chás de boldo para o fígado, manjericão para acalmar e estimular a diurese, hortelã para resfriados e salsa para cólicas e digestão.

 

Os participantes aprenderam sobre a diferença entre capim cidreira e citronela – esta última utilizada na rede pública de saúde, pela Farmácia Viva, no composto do difusor usado contra o mosquito Aedes aegypti.

 

AUTOCUIDADO – A enfermeira responsável pelo projeto, Fernanda Feitosa, falou sobre a importância desta Prática Integrativa em Saúde (PIS) e como a junção dos saberes empíricos e científicos agregam no cuidado à saúde dos usuários.

 

“Quando os pacientes aprendem a preparar seus chás de forma correta, exercitam o autocuidado e, ao mesmo tempo, isso os empodera sobre o seu estado de saúde física e mental”, afirmou ela.

 

Além disso, segundo a enfermeira, essa ação também promove o vínculo entra as equipes e seus pacientes ao criar uma relação de harmonia entre todos.

 

A próxima oficina, na UBS 2 de São Sebastião, será realizada no dia 16 de agosto, às 8h. As atividades são abertas à comunidade.

 

 

Da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde-DF