Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/20 às 14h47 - Atualizado em 15/12/20 às 15h48

UBS 3 do Guará realiza ação do Dezembro Vermelho na próxima terça-feira

COMPARTILHAR

Haverá testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

 

JURANA LOPES

 

O calendário do Dezembro Vermelho terá mais uma ação de testagem para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Desta vez, será na Unidade Básica de Saúde 3 do Guará, terça-feira (15). A ação ocorrerá das 13h30 às 17h30, no estacionamento do supermercado Melhor Atacadista, localizado na QE 44 do Guará II.

 

Kit com preservativos, escova de dente e álcool em gel serão distribuídos na ação. Foto: Divulgação/SES-DF

 

“A importância de ações como esta é sair de dentro da UBS para buscar as pessoas mais vulneráveis ou as que menos procuram uma unidade de saúde”, explica a gerente da UBS 3 do Guará, Vanusa Oliveira. A ação será realizada em um estacionamento coberto e de grande movimento de público. “Faremos pequenos consultórios com biombos para preservar o sigilo entre médico e paciente”, explica a gerente da UBS 3 do Guará, Vanusa Oliveira.

 

Além da testagem de HIV e outras ISTs, haverá orientações acerca de outros métodos de prevenção contra o HIV/Aids, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicação que pode ser tomada até 72h depois da exposição a uma situação de risco e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), como estratégia de prevenção, disponibilizada para parceiros das pessoas vivendo com HIV.

 

Será disponibilizada uma média de 100 testes, mas tudo vai depender da demanda. Os casos que forem considerados mais graves pelos profissionais de saúde terão agendamento para consulta posterior na UBS ou referenciados para os locais apropriados.

 

“Além do atendimento voltado para a campanha do Dezembro Vermelho, haverá orientações odontológicas, atendimento do Serviço Social, Nutrição e distribuição de kits de higiene dental, preservativos, máscaras e álcool gel para as pessoas atendidas”, informa a gerente.

 

Tratamento contra HIV/Aids

 

Muita gente desconhece, mas a Secretaria de Saúde disponibiliza em toda a rede Serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE), que são centros de tratamento exclusivo para adultos, gestantes e crianças expostas ao HIV em que são realizados diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença.

 

“Nestes serviços são realizados exames complementares para averiguar a situação de saúde e o estágio da infecção da doença para estabelecer o tratamento adequado com os antirretrovirais e outros medicamentos indicados, quando necessário”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz.

 

Ao todo, são oito unidades públicas de saúde: Hospital Dia da Asa Sul e ambulatórios dos hospitais regionais de Sobradinho, Ceilândia e Universitário de Brasília. Também são referências as policlínicas de Taguatinga, Lago Sul, Planaltina e Gama.

Leia também...