Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/18 às 15h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

UBS do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, é revitalizada

Fotos: Matheus Oliveira/Saúde-DF

 

 

Reformada pela primeira vez em 20 anos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 14, do Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina, foi entregue à comunidade, nesta terça-feira (24), completamente revitalizada.

 

A estrutura, construída há 50 anos, abriga uma equipe Estratégia Saúde da Família, que atenderá aproximadamente 2 mil pessoas de Tabatinga e de Barra Alta.

 

Foram investidos cerca de R$ 180 mil, repassados pelo Ministério da Saúde, na revitalização das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, do piso, do forro e da pintura. Também houve reposição de vidros e troca de janelas.

 

“A Saúde da Família resolve 85% das demandas da comunidade. É um modelo que estamos expandindo para o todo o Distrito Federal para que as pessoas possam resolver seus problemas de saúde perto de casa e, quando necessário, receberem encaminhamento adequado pelo médico da família”, destacou o governador Rodrigo Rollemberg, em visita à unidade.

 

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, reforçou que a reforma da estrutura proporcionará mais conforto para pacientes e servidores.

 

“Aqui, atendemos crianças, mulheres, adultos, idosos, por demanda espontânea ou agendada. Aqui, também fazemos nebulização, colocação de DIU, infusão de soro, vacinação e muitos outros atendimentos incluídos da carteira de serviços da atenção primária”, enfatizou.

 

Residente em Barra Alta, Maria Estela Barbosa, 74 anos, esteve na unidade para ser imunizada contra a gripe. “Sou atendida aqui há muitos anos, mas essa é a melhor fase. A equipe é fantástica e a estrutura está renovada. Quando venho aqui sou muito bem atendida”, disse.

Vacinação é um dos serviços oferecidos na UBS 14.

 

Dedicação para atender a comunidade é palavra de ordem para o médico da família e comunidade da UBS, Carlos Chaveiro.

 

“Considero a medicina em três níveis essenciais: o primeiro é o humanístico; o segundo, o ético e o terceiro envolve o uso de tecnologias. Sei que precisamos tratar o paciente com honestidade, proximidade e humanidade”, defendeu.

 

SERVIÇOS – A UBS 14 funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Entre outros serviços, oferece atendimento médico e de enfermagem, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças, atendimento a pacientes crônicos e imunização. Também realiza coleta de exames laboratoriais e dispensação de medicamentos.

 

A equipe é composta por um médico da família e comunidade, um enfermeiro de família, dois técnicos de enfermagem e um agente comunitário.

 

Os moradores também recebem atendimento odontológico de um dentista e um técnico de higiene dental, em um veículo adaptado que visita regularmente o local.

 

A UBS tem consultório médico, enfermaria, salas de acolhimento, vacinação, procedimentos, expurgo e farmácia.

 

TEXTO:Ailane Silva, da Agência Saúde

 

 

 

UBS do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, é revitalizada