Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/12 às 18h46 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Unidade Móvel da Mulher já realizou 1.700 exames no Gama

COMPARTILHAR

A Unidade Móvel da Mulher, que está desde o dia 08 de outubro no estacionamento do Centro Olímpico, ao lado do Bezerrão, no Gama recebeu nesta quinta–feira (25) a visita do secretario Adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, acompanhado do Coordenador Geral de Saúde do Gama, Robson Umbelino Brito. Fernando Miziara disse que a unidade móvel busca levar à população um atendimento mais ágil e  a meta é aumentar o número de unidades móveis. “Este mês mais uma carreta entra em funcionamento, vamos produzir cada vez mais para assistir toda a população do Distrito Federal”, informou.

O objetivo do serviço é levar o atendimento para perto da comunidade e por meio dos exames, prevenir e diagnosticar doenças que atingem as mulheres, antes que se manifestem clinicamente. Desde o dia 08 de outubro a Unidade Móvel da Mulher já realizou cerca de 1.700 exames no Gama.

Maria Elza  Ribeiro, 55 anos, moradora do Setor Central, relatou que estava há um bom tempo aguardando na lista de espera do centro de saúde para realizar exames. Na Unidade Móvel teve a oportunidade de fazer  ecografias de tireóide, mamária, transvaginal, de abdômen e mamografia . “O atendimento é muito bom e deve continuar para que mais mulheres possam conseguir realizar seus exames” destacou a paciente.

Já a secretária Sheila de Oliveira aguardava exame de mamografia e disse que já tinha feito ecografia abdominal. A moradora do Setor Leste considerou que o serviço permitiu que  muitas mulheres que aguardavam mamografias nos centros de saúde agilizassem os exames evitando com isso, maiores danos à saúde.

Para a realização dos exames é necessário apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência uma vez que os resultados serão entregues nas unidades básicas de saúde do Gama. Por se tratar de rastreamento não é preciso apresentar pedido médico para mamografia e preventivo ginecológico apenas para os exames de ecografias.

Na segunda-feira a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estará em Brazlândia. 

Eliane Simeão