Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/12 às 19h53 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Unidade Móvel de Saúde da Família vai para Zona Rural do Gama

COMPARTILHAR

Ônibus estará em Ponte Alta, nesta sexta-feira.

A Estratégia Saúde da Família da região do Gama inaugura um novo tipo de assistência nesta sexta-feira (09). Um ônibus que ficará estacionado no Núcleo Rural Ponte Alta, na chácara Recanto das Montanhas, próximo a Embrapa, levará atendimento das equipes do PSF as comunidades que têm dificuldade de acesso ao sistema público de saúde. Das 8h às 12h e das 13h às 17h serão oferecidas consultas médicas e de enfermagem para mulheres, homens e crianças.

Na unidade móvel mulheres terão oportunidade de fazer exames preventivos de câncer ginecológico. O atendimento será por ordem de chegada e caso haja uma grande demanda serão feitos agendamentos para a próxima  data de retorno da unidade na localidade. O serviço  conta com dois consultórios e a equipe profissional é composta de um médico da família, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Segundo a enfermeira Adryenne Mello, coordenadora da equipe de PSF de Ponte Alta,  a unidade móvel proporciona atendimento rápido e eficiente para a população carente da área rural, que não tem condições de  ir ao posto de saúde. Ainda de acordo com a coordenadora, este tipo de serviço proporciona ainda a prevenção de doenças crônico–degenerativas.

As Equipes Estratégia Saúde da Família da zona rural do Gama prestam  assistência à população por meio de consultas, visitas domiciliares tanto dos agentes comunitários de saúde como do médico ou de  toda a equipe de acordo com a necessidade apresentada pelos usuários. Nas áreas rurais são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e cura de doenças, abordando o usuário em seu contexto biopsicossocial. O Núcleo Rural Ponte Alta fica localizado na BR 180, km 65.

 Eliane Simeão