Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/13 às 17h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Unidades de saúde de Samambaia contam com Telemedicina

COMPARTILHAR

Diagnóstico rápido de problemas cardíacos

Pacientes de Samambaia passaram a contar com o serviço de Telemedicina – Tele Eletrocardiograma (Tele ECG) – no Hospital Regional de Samambaia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em três centros de saúde, com o objetivo de oferecer diagnósticos online com a equipe cardiológica do Hospital do Coração – HCOR, em São Paulo.

“Esse aparelho representa uma evolução na saúde pública, aumentando a qualidade do serviço. É também um suporte inédito para a atenção primária”, destacou o coordenador-Geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

O exame é realizado no paciente e enviado para o HCOR, via telecomunicação, para avaliação da equipe de cardiologia, que, em poucos minutos, encaminha o laudo do paciente, o que reduz o tempo de diagnóstico e de espera para o início do tratamento.

“O aparelho vai melhorar muito o atendimento dos pacientes com cardiopatias, pela credibilidade do resultado, além de agilizar o atendimento”, informou o enfermeiro supervisor do pronto-socorro, Ageu Albuquerque, que recebeu treinamento para o uso do equipamento em maio.

Para a Diretora Regional de Atenção Primária, Paula Garcia de Araújo, a telemedicina é um benefício para o paciente, pois proporciona uma resposta rápida a possíveis doenças. “Além de melhorar a resolutividade da assistência ao paciente, seja em casos de rotina ou de urgência, o aparelho permite um resultado precoce de uma patologia”, informou a diretora.

Em maio, a unidade de clínica médica do hospital realizou seis procedimentos com o novo equipamento de eletrocardiograma e o ambulatório somou treze, até o momento. A previsão é que outras unidades da regional também recebam o aparelho.

Iêda Oliveira

Leia também...