Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/19 às 15h42 - Atualizado em 17/06/19 às 10h52

Unidades de saúde recebem homenagem por trabalho com adolescentes

COMPARTILHAR

Selo Chega Mais reconhece qualidade dos serviços prestados pelos profissionais

 

Três unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram homenageadas, nesta quinta-feira (13), por terem sido as melhores pontuadas no processo de certificação do Selo de Qualidade de Serviços para Adolescentes – Chega Mais, da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi realizado no Hospital Dia, uma das unidades certificadas, que recebeu uma placa em acrílico com o selo.

 

Além do certificado, kits com equipamentos de som foram entregues aos representantes dos primeiros colocados, o Ambulatório de Pediatria do Hospital Dia; a Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 do DVO, no Gama; e o Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância às Violências (PAV) do Paranoá, também conhecido como Programa Girassol.

 

“Parabenizo a todos por esse trabalho de referência”, afirmou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Enquanto continuarem a fazer trabalhos nesse caminho, esperaremos sempre o melhor para os nossos adolescentes, que são o futuro da nação. É com esse intuito que a Secretaria de Saúde apoia todos esses eventos e firma essas parcerias”, ressaltou.

 

PARCERIA – O selo é o resultado da parceria acertada entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e as secretarias de Saúde e de Justiça e Cidadania. A iniciativa busca o reconhecimento de profissionais e serviços públicos de saúde que trabalham no cuidado e na atenção a adolescentes.

 

“O selo de qualidade tem a função de aproximar os serviços de saúde dos adolescentes e jovens. Essa matriz de pensamento precisa ser valorizada”, comentou a representante assistente do UNFPA, Júnia Quiroga.

 

Além da aproximação, a homenagem também pode ajudar a estimular outras unidades a alcançarem uma qualidade melhor nos serviços, segundo Daniel Fernandes, membro do Comitê Consultivo de Adolescentes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF. “Esse selo serve como um impulsionador para os demais hospitais, para que busquem a melhor qualidade e tratamento possíveis para atender seus pacientes”, elogiou.

 

CRITÉRIOS – Para receber o certificado, as unidades cumpriram alguns critérios de qualidade nos seus serviços. Eles foram: acesso; adequação do serviço à faixa etária; considerações éticas e legais no atendimento; integralidade; intersetorialidade; educação permanente; e gestão participativa.

 

“Esse certificado mostra que o trabalho que está sendo executado é um serviço de qualidade, prestado dentro de uma expectativa do que se espera para o adolescente. Parabenizo toda a nossa equipe da Pediatria, que faz esse trabalho com total dedicação”, agradeceu o gerente do Hospital Dia, José Abílio Peixoto.

 

Ao todo, 19 unidades da Secretaria de Saúde foram certificadas com o selo Chega Mais. A certificação, feita em novembro de 2018, foi reafirmada este ano com a nova gestão do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Também participaram do evento a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Renata Rainha; o superintendente da Região de Saúde Central, Luciano Almeida; a coordenadora de Proteção de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Mayara Lopes; e o diretor-executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepes), Marcos Ferreira.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF