Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/21 às 10h40 - Atualizado em 3/11/21 às 11h41

Vacina BCG é aplicada nas maternidades públicas, Casa de Parto e em dias específicos nas unidades básicas de saúde

Imunizante é a principal forma de prevenir tuberculose em crianças; saiba quais são os dias de aplicação nas UBSs

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

A vacina BCG é ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é a principal maneira de prevenir formas graves de tuberculose. Sua aplicação deve ser feita ao nascer, ainda nas maternidades, ou o mais precocemente possível.

 

Vacina BCG está disponível nas maternidades, casas de parto e UBSs – Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES

Segundo a enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, atualmente todas as maternidades públicas do Distrito Federal oferecem a BCG. A Portaria nº 581/2018 estabeleceu a implantação do imunizante nas maternidades públicas, Casa de Parto e Institutos de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

 

“Na Casa de Parto de São Sebastião a vacina BCG sempre foi administrada. Em 2018, foi implantada primeiramente no Hospital Regional de Santa Maria e, desde 2018, vem sendo ofertada em algumas maternidades públicas, sendo que algumas concluíram o processo de implantação em 2021 e hoje todas aplicam a vacina”, explica Fernanda.

 

Unidades básicas de saúde

 

A enfermeira destaca que a aplicação da BCG quando feita na maternidade garante uma melhor cobertura vacinal, uma vez que para algumas famílias torna-se mais difícil, após a alta hospitalar, procurar uma UBS para vacinar o bebê.

 

Entretanto, caso não ocorra ainda na maternidade, as unidades básicas de saúde realizam a administração da BCG em dias específicos. Isso porque, de acordo com Fernanda, há alguns anos essa vacina estava com distribuição restrita devido aos laboratórios produtores não conseguirem ofertar o imunobiológico em quantidade necessária.

 

Antes de ir à UBS, consulte em quais os dias da semana há aplicação do imunizante mais perto de você – Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES
“Assim, para não haver perda, pois a vacina vem em frascos multidoses – de 10 ou 20 doses – a orientação foi que o imunizante fosse ofertado em dias específicos para otimizar o seu uso, evitando o desperdício e a falta do imunobiológico”, informa a enfermeira.

 

É fundamental que a vacina continue sendo disponibilizada nas UBSs, pois algumas crianças não recebem na maternidade pública. Os motivos podem estar relacionados a contraindicações temporárias, como em bebês com menos de 2 kg, ou por não ter sido administrada antes da alta hospitalar. Além disso, Fernanda ressalta que muitas crianças nascem em maternidades privadas ou em domicílio.

 

Confira aqui os dias e os locais de aplicação da vacina BCG nas UBSs.

 

Quando tomar?

 

Na rotina do calendário nacional de imunização a vacina BCG deve ser administrada em dose única, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES

“A vacina é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Não existe indicação de revacinação, mesmo que a criança não apresente cicatriz vacinal, mas tenha registro de vacinação”, reforça Fernanda.