Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/15 às 15h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Vigilância à Saúde do DF participa de Ciclos de Debate em Vigilância Sanitária

COMPARTILHAR

Evento aconteceu em Goiânia e reuniu profissionais do Centro-Oeste

BRASÍLIA (21/8/15) – A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) da SES/DF participou, entre 17 e 19 de agosto, de um fórum regional, realizado em Goiânia, que reuniu diversos profissionais ligados às vigilâncias sanitárias do Centro-Oeste.

O evento promoveu a discussão sobre questões sanitárias e troca de experiências entre os profissionais. O subsecretário da SVS, José Carlos Valença, participou do fórum e elucidou a experiência. “Vários debates foram feitos no evento, dentre eles, destaco a questão da discricionariedade dos agentes de inspeção”. Ainda segundo Carlos Valença, a discussão sobre essa discricionariedade estabelece a necessidade de um profundo conhecimento da autoridade sanitária, e a tendência da integração das vigilâncias no campo da saúde, criando-se estruturas autônomas tecnicamente e financeiramente, como já acontece em Rondônia e Amazonas, visando o cumprimento integral das ações de prevenção e promoção da saúde.

Além do subsecretário, técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do DF e da Diretoria de Vigilância Sanitária também estiveram no evento representando o DF.

Entre os assuntos abordados houve destaque para a descentralização das ações de vigilância sanitária, as condições de trabalho dos profissionais, as relações com o Sistema Único de Saúde e as necessidades sanitárias da sociedade contemporânea.

O Fórum Centro-Oeste faz parte do ciclo de debates que tem como tema “Desafios e tendências no campo da Vigilância Sanitária de produtos e serviços: qual a vigilância sanitária que a sociedade precisa?”. Os encontros são promovidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Em outubro está previsto um Fórum Nacional, que será realizado no DF.