Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/19 às 11h51 - Atualizado em 4/06/19 às 14h04

Vigilância Sanitária do DF treina auditores em segurança do paciente e controle de infecção

COMPARTILHAR

A iniciativa é um componente essencial da qualidade do cuidado

 

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa) realizou, nesta quinta-feira (30), um treinamento de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde para auditores do órgão, que desenvolve ações normativas, educativas e de fiscalização. O objetivo da ação foi informar sobre os novos paradigmas da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa nº 222/2018 e da fiscalização dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), assim como a Política Distrital de Resíduos Sólidos em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

A Vigilância Sanitária aprovou os Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde dos estabelecimentos, para que encaminhem seus pedidos de licenciamento ambiental junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

 

A resolução se aplica aos geradores de resíduos de serviços de saúde cujas atividades envolvam qualquer etapa do gerenciamento dos resíduos, sejam eles públicos e privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.

 

PROPOSTA – A proposta foi conhecer a estrutura de gerenciamento de resíduos sólidos no DF e atualizar os auditores da Visa/DF em relação ao marco legal existente na esfera do gerenciamento dos resíduos sólidos, em especial dos resíduos de serviços de saúde, e a harmonização de atuação na área.

 

A atividade também teve a presença dos inspetores do DF Legal (antiga Agefis) na área de fiscalização de limpeza pública, representantes dos serviços de hotelaria dos hospitais da rede pública, servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Diretoria de Saúde do Trabalhador (Disat).

 

 

Carolina Pedroza, da Agência Saúde