Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/12 às 13h22 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Vigilância Sanitária promove curso de manipulação de alimentos aos cuidadores de idosos

Microbiologia e boas práticas nos asilos também serão abordadas

Preocupado com a saúde da população idosa do Distrito Federal, o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Pro-Pais), da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), em parceria com o Laboratório Central (Lacen), realiza até sexta-feira (09) o curso de manipuladores de alimentos, que tem como finalidade a minimização de riscos sanitários e a capacitação das pessoas que atuam na assistência aos idosos.

O curso acontece até sexta-feira (9), de 14h30 as 16h30, no Lar Maria Madalena – Setor de Mansões Park Way (SMPW), Trecho 03, Área Especial 01 e 02 (Antigo Lar dos Velhinhos).

Desde que a Vigilância Sanitária passou a monitorar os riscos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos –ILPIs -, tendo como parâmetro a legislação, tem se observado que uma das maiores dificuldades é a falta de conhecimento dos profissionais envolvidos, caracterizando a necessidade de ministrar um curso visando a educação continuada e capacitação de profissionais atuantes nessa área.

O curso de manipulação de alimentos serve para que os profissionais da área entendam a importância de manter um ambiente higienizado, seguindo as normas sanitárias da Divisa. Os participantes tornam-se multiplicadores atuantes na minimização de riscos sanitários, presente nas rotinas de prestação de serviços em abrigos e no cuidado para com o idoso, seja no âmbito institucional ou familiar.

Além da capacitação dos cuidadores de idosos, o curso abordará temas como boas práticas nas Instituições de Longa Permanência, importância dos cuidados na sanitização e manipulação dos alimentos. Será apresentado, ainda um estudo sobre microbiologia, que mostrará como as bactérias se propagam e contaminam os alimentos e os ambientes.