12/04/2022 às 18h30 - Atualizado em 12/04/2022 às 18h30

Servidores da Saúde lotam curso focado na atenção primária

Gestor da Pasta prestigia aula inaugural e destaca a importância da capacitação para fortalecimento da rede de cuidados

WILLIAN MATOS, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

 

O Curso de Especialização em Gestão da Estratégia da Saúde da Família (Cegesf) teve sua aula inaugural nesta terça-feira (12). Voltada para servidores da atenção primária do Distrito Federal, a capacitação é promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Brasília (UnB). A aula foi transmitida pelo canal do YouTube da Fiocruz Brasília.

 

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, prestigiou a solenidade e parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Procuro valorizar muito a atenção primária para a saúde do DF como um todo. E ter gestores com expertise e ideias inovadoras nessa área fortalecerá muito a nossa rede”, afirmou. “Aqui na Secretaria de Saúde, a prioridade para ensino e capacitação sempre estará na agenda.”

 

Ao todo, 160 servidores se inscreveram para o curso, que será semipresencial e terá duração de 16 meses (360 horas). A adesão foi de mais de 100%, visto que eram 150 vagas iniciais disponíveis. As aulas presenciais ocorrerão às terças-feiras na sede da Fiocruz em Brasília e nas unidades de saúde das regiões administrativas.

 

 

O coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Erick Damasceno, celebrou a adesão dos servidores e a aula inaugural. “Temos a perspectiva de somar e conseguir enxergar esse avanço do plano de expansão e qualificação da atenção primária com uma melhor qualificação dos gerentes de serviços”, pontuou.

 

A capacitação vai qualificar quem atua na atenção primária, desde gerentes e supervisores até coordenadores, técnicos e apoiadores regionais. A gerente de Estratégia de Saúde da Família, Mirlene Guedes, destacou que preparar ainda mais esses servidores é criar oportunidades de melhorar o acesso e a oferta de saúde à população. “Nossos profissionais estarão mais preparados para o dia a dia da saúde pública”, comentou.

 

O curso ofertado pela SES em parceria com a Fiocruz e a UnB faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (QualisAPS).