Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/13 às 19h53 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

X Câmara Temática de Saúde começa nesta quinta-feira (21)

Preparação de profissionais para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 

A X Câmara Temática de Saúde reúne-se a partir desta quinta-feira (21), às 8h, no Memorial JK – Eixo Monumental, para discutir formas de qualificar o atendimento aos torcedores durante a Copa das Confederações neste ano e a Copa do Mundo em 2014. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, participará da abertura do evento, que continua até sexta-feira (22).

A expectativa é que 600 mil visitantes estrangeiros venham ao Brasil para o maior evento do esporte no mundo. Durante a reunião da Câmara Temática a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) vai apresentar o plano de ação desenvolvido para orientar a atuação dos profissionais nesses acontecimentos esportivos. A Câmara é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e conta com a participação de representantes de todas as cidades-sede da Copa.

O objetivo do evento é coordenar o planejamento de ações nacionais, estabelecendo diretrizes gerais, metas e estratégias. Os integrantes da Câmara vão discutir a elaboração de planos para contenção de epidemias, preparação de campanhas preventivas sobre possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas e organização de rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento. Outro tema que será abordado é a vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração, como portos, aeroportos e postos terrestres, além da adequação dos processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais.

Outra questão relevante será o mapeamento de hospitais e postos de saúde disponíveis para atender a demanda da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Plano de ação da SES/DF
Para elaborar o Plano de Eventos de Massa do DF, a SES criou uma equipe especial, com representantes das subsecretarias de Atenção à Saúde e de Vigilância à Saúde. A tarefa do grupo é propor planos de assistência pré-hospitalar e hospitalar, além de estratégias de vigilância epidemiológica e sanitária para prevenir surtos e epidemias e preparar respostas imediatas às emergências durante os acontecimentos esportivos. As ações não têm o objetivo de criar investimento específico para a Copa, mas avançar no processo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a programação completa do curso e da X Câmara temática de Saúde no link abaixo.

X Câmara temática de Saúde