Saúde no Brasil e nos EUA em debate na Fepecs
Saúde no Brasil e nos EUA em debate na Fepecs
Os sistemas de saúde do Brasil e dos Estados Unidos serão tema de um debate nesta terça-feira (19), às 14h30, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), no Setor Médico Hospitalar Norte. O encontro terá a participação de gestores da Fepecs, docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e estudantes de mestrado na área de gestão para a saúde nos Estados Unidos.
O sistema de saúde nos Estados Unidos da América é diferente do sistema brasileiros, que conta com atendimento público e universal do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar das dificuldades em atender a todos com qualidade e eficiência, o SUS é considerado um exemplo no mundo, atuando no atendimento primário e complexo, além da prevenção de algumas doenças. Nos EUA, apenas alguns seguimentos restritos da população têm acesso gratuito à saúde sendo que a maior parte das pessoas necessita pagar por um plano de saúde, consultas e exames médicos em caso de doença ou prevenção.
O debate é aberto ao público e está sendo organizado pela Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica (CPEq/ESCS/Fepecs). Os debates, que abordarão a reforma de saúde proposta pelo presidente americano Barack Obama e aprovada pelo congresso norte americano, terão a participação de três estudantes de mestrado em gestão da saúde da Marshall School of Bussiness da University of Southern California.
Temas e palestrantes
Tema 1: O Sistema de Saúde no Brasil
Palestrante: Dr. Berardo Nunan – Gestor da Coordenação de Desenvolvimentos de Pessoas (Codep), envolvida na capacitação em torno de 13 mil servidores para o SUS em 2012;
Tema 2: A Escola Superior de Saúde do DF (ESCS) e o SUS/DF
Palestrantes: Dra. Marta David Rocha de Moura e Dra. Disney Fabíola Antezana Urquidi – Docentes da ESCS, Escola Superior de Medicina e Enfermagem que usa metodologia voltada para o atendimento no SUS;
Tema 3: O sistema de Saúde nos EUA
Palestrantes: Lisa Manafian, Shivani Dhawan e Jia Dong – Estudantes de Mestrado em Gestão para a Saúde da Marshall School of Bussiness da University of Southern California.