Gestão Estratégica

A Estratégia foi alçada a mecanismo de Governança Pública no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do DF pelo Decreto nº 39.736, de 28 de março de 2019, que confere competência à alta administração para elaborar e implementar o planejamento estratégico dos órgãos e entidades distritais.

 

Ao dispor sobre a Política de Governança Pública e Compliance, a norma define Estratégia como o conjunto de “diretrizes, objetivos, planos e ações, além de critérios de priorização e alinhamento entre os órgãos e entidades e as partes interessadas, de maneira que os serviços e produtos de responsabilidade do órgão ou entidade alcancem o resultado pretendido”.

Nesse sentido, o Comitê Interno de Governança Pública da PGDF apresenta o Plano Estratégico da Procuradoria-Geral do Distrito Federal para o período de 2020 a 2025.

 

O documento derivou do processo de aprendizagem em equipe e desenvolvimento de pensamento sistêmico dos Servidores e Procuradores de diversas unidades orgânicas da PGDF, reunidos no Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 394/2019, sob a orientação técnica da Secretaria Adjunta de Planejamento da Secretaria de Estado de Economia do DF.

 

Clique aqui e acesse a Cartilha Ilustrada de Governança Pública da PGDF.


A Cadeia de Valor é um instrumento de gestão que oferece à Procuradoria-Geral do DF a oportunidade de compreender como os seus processos de trabalho estão estruturados.

 

Ao estudar a cadeia de valor de uma instituição, busca-se eficiência na geração de valor em cada etapa do processo. Nesse sentido, a Cadeia de Valor pode ser compreendida como a representação gráfica do alinhamento da estratégia com a operação.

 

Dentre as várias aplicações desse instrumento para a Procuradoria-Geral, pode-se destacar o alinhamento dos macroprocessos com o planejamento estratégico, o que fornece insumos para futuras revisões ou novas formulações, o aprimoramento dos processos de trabalho e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional.

 

A estruturação de uma cadeia de valor apresenta três elos básicos: processos estratégicos, processos finalísticos e processos de suporte.

 

Conheça a seguir a Cadeia de Valor da PGDF


 


O Plano Estratégico da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, antes baseado em eixos temáticos, foi reestruturado em sua 1ª Revisão à luz dos macroprocessos da cadeia de valor. A nova estrutura, aprovada pelo Comitê Interno de Governança da PGDF, passou a ser pautada em 3 Eixos Estruturantes, os quais consubstanciam as grandes diretrizes de atuação da PGDF:


 

 

Conheça o PEI-PGDF 2020/2025 – 1º Versionamento


A MGPEI-PGDF, de acordo com o art. 2o, XV, da Portaria PGDF no 218, de 2020, é o “sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras utilizadas pelas pessoas envolvidas na governança de programas e projetos” e visa estabelecer um padrão para elaboração e gerenciamento de programas e projetos no âmbito da PGDF.

Para a construção da metodologia, a PGPI-PGDF estabelece como bases “o Guia PMBoK (Project Management Body of Knowledge) e as orientações normativas vigentes, consideradas as especificidades da PGDF” (art. 5o, II da Portaria PGDF no 218, de 2020).

Clique aqui para acessar a Metodologia de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos da PGDF.


A PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL, cuja missão é representar judicial e extrajudicialmente o Distrito Federal e orientar juridicamente os órgãos da Administração Pública que o compõe, tem como um de seus mais importantes valores a inovação.

 

Desde o advento da Era da Informação, a sociedade vem apresentando mudanças significativas em espaços de tempo cada vez mais curtos em razão das mudanças tecnológicas que surgem a cada dia. As organizações, especialmente as públicas, precisam acompanhar as demandas crescentes da sociedade e, desse modo, órgãos da importância institucional e estratégica da PGDF têm obrigação de promover uma cultura interna de inovação, incorporando o espírito das novas soluções e renovando ideias e processos internos, além de prosseguir com a busca incessante por ampliar os limites do conhecimento.

 

É importante destacar que o Brasil possui uma rica legislação sobre a inovação, encabeçada pela Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, recentemente atualizada pela Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, a qual cuidou de dispor sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação.

 

O Distrito Federal, por sua vez, também aprovou uma moderna legislação voltada à inovação. Em 6 de maio de 2018, foi editada a Lei 6.140, a qual dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica e à inovação no ambiente produtivo do DF, com fins a estimular a geração de riquezas, além de tratar de outras providências

 

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal mantêm-se atenta às iniciativas globais, como a divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, que, em relatório intitulado “Globalization 4.0 – Shaping a New Global Architecture in the Age of the Forth Industrial Revolution”, divulgado em abril de 2019, emitiu um “chamado para engajamento” (“call for engagement”) direcionado a governos, empresas, sociedade civil e para os cidadãos em geral.

 

Dentre as iniciativas inovadoras desenvolvidas pela PGDF, podemos citar o desenvolvimento de projetos que envolvem inteligência artificial, solução adotada por países estrangeiros e almejada pelo Brasil como meta para solucionar problemas e baratear o custo dos serviços públicos dos mais variados ramos e níveis