Centro de Atenção Psicossocial Brasília – CAPS II
Endereço: SGAN 905, Módulo D. CEP: 70.790-054 – Brasília – DF (Localizado no Centro de Saúde 1 – Asa Norte)
Telefone: (61) 920017779/ 920017782
E-mail: caps2brasilia@gmail.com
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 07:00 às 18:00.
Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.
Linhas de ônibus:
151.2 Cruzeiro / Octogonal / Setor Policial / W3 Sul – Norte / Terminal Asa Norte o 0.007 Circular W3 Norte / Sul (Esplanada – SQS 215 – 416) o 0.022 SQS 616 (SQS 216 – 416) / W3 Sul – L2 Norte (SDN) / W3 Norte – L2 Sul (SDN)
0.023 Circular – Terminal Asa Norte (SQN 212 – 213) / L2 Norte /W3 Sul/Vila Telebrasília/L2 Sul/W3 Norte o 0.030 Terminal Asa Norte (Entrequadras Norte) / W3 Norte – Sul / Aeroporto
0.031 Circular W3 Sul – Norte / L2 Norte – Sul (Esplanada) o 0.032 Circular L2 Sul – Norte / W3 Norte – Sul (Esplanada) o 0.035 Circular – Terminal Asa Norte (SQN 212 – 213)/ W3 Norte – Sul/Octogonal(Parkshopping)
0.136 CIRCULAR – Rodoviária do Plano Piloto/W3 Norte/Lago Norte/Rodoviária do Plano Piloto
140.1 Rodoviária do Plano Piloto/Vila Planalto (Setor de Embaixadas / L2 – W3 Norte)
Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: Possui estacionamento público para carros, motos e bicicletas.
- O que o CAPS II Brasília faz por você:
É uma Unidade de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal (DF) voltada aos usuários acima de 18 anos. - Faz um serviço acolhedor, aberto, de referência e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência em um dispositivo de cuidado intensivo e comunitário.
Requisitos:
Você deve residir na área da Região Central de Saúde do DF que abrange as regiões administrativas: Brasília (Asas Sul e Norte, Setor Militar Urbano, Noroeste, Setor de Indústrias Gráficas, Granja do Torto, Vila Planalto), Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Varjão e ter acima de 18 anos.
- Formas de prestação do serviço:
– Atendimento individual: acolhimento inicial, acolhimento para faltosos, atenção às situações de crise;
– Atendimento em grupo: oficinas terapêuticas, expressivas, geradoras de renda, de alfabetização, culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, grupos de confecção de jornal;
– Atendimento a grupo de familiares: atendimento nuclear e a grupo de familiares, atendimento individualizado a familiares, atividades de lazer com familiares, reunião de famílias para criar laços de solidariedade entre elas, discutir problemas em comum, enfrentar as situações difíceis, receber orientação sobre diagnóstico e sobre sua participação no projeto terapêutico.
– Atividades comunitárias: atividades que utilizam os recursos da comunidade e que envolvem pessoas, instituições ou grupos organizados que atuam na comunidade, desenvolvidas em conjunto com associações de bairro e outras instituições existentes na comunidade, que têm como objetivo as trocas sociais, a integração do serviço e do usuário com a família, a comunidade e a sociedade em geral. Essas atividades podem ser: festas comunitárias, caminhadas com grupos da comunidade, participação em eventos e grupos dos centros comunitários;
– Assembleias ou Reuniões de Organização do Serviço: a Assembleia é um instrumento importante para o efetivo funcionamento dos CAPS como um lugar de convivência. É uma atividade, preferencialmente semanal, que reúne técnicos, usuários, familiares e outros convidados, que juntos discutem, avaliam e propõem encaminhamentos para o serviço. Discutem-se os problemas e sugestões sobre a convivência, as atividades e a organização do CAPS, ajudando a melhorar o atendimento oferecido. No CAPS a assembleia acontece mensalmente, sempre na segunda quarta-feira do mês.
Documentos Necessários:
Documento de identificação válido
Cartão Nacional do SUS
Cartão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Cartão SES) o Observação: O cartão SES poderá ser gerado na Unidade no primeiro atendimento.
Etapas:
Entrada: Acolhimento individual
Atendimento e acompanhamento clínico
Reinserção social
Tempo de espera para atendimento e prazo para prestação do serviço
Feito por ordem de chegada ou por agendamento.