15/10/2013 às 12h20

Carreta da mulher estaciona em Ceilândia

Unidade fica até o dia 1º de novembro para a realização de exames

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está em Ceilândia, desde essa segunda-feira (14) e fica até o dia 1º de novembro, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, na QNP, Área Especial, P Norte. A carreta da mulher, como é conhecida pela população de Brasília, é composta de dois consultórios e de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos para a realização de exames.  Dos dias 04 a 08 de novembro, a Carreta estará no Núcleo Rural Boa Esperança.

“Essa é a quarta visita em nossa região administrativa. Esperamos que as mulheres que porventura não conseguiram realizar seus exames preventivos na atenção básica e hospitalar possam ser atendidas”, disse Luiz Henrique Mota, diretor Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) de Ceilãndia.

No período em que estiver em Ceilândia, a Carreta, disponibilizará 50 exames diários com capacidade de realizar 750 exames semanais. As senhas serão distribuídas a partir das 7h. As pacientes deverão apresentar o cartão do SUS, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Na última edição da Carreta da Mulher na região, foram realizadas 1.300 consultas e 4.500 exames. Durante as quatro semanas, a unidade itinerante, poderá realizar mais de 3.000 exames, esclarece Luiz Mota.

A população de Ceilândia, estimada em 414 mil habitantes, conta com um hospital público, 11 centros de saúde,  posto de saúde rural e laboratório, integrantes da rede da SESDF.

O que você precisa saber

A Carreta da Mulher oferecerá exame preventivo (Papanicolau), que não necessita de pedido médico. É necessário estar 48 horas, no mínimo, sem atividade sexual, estar fora do período menstrual e não fazer uso de cremes vaginais.

A mamografia não precisa de pedido médico. A realização desse exame é para mulheres acima dos 40 anos de idade.

As ecografias como de tireóide, mamária, pélvica, transvaginal, gestacional, vias urinárias, abdome total (necessário jejum de 8 horas). Para as ecografias é necessário o pedido médico.

Júlio Duarte