13/03/2025 às 17h23

Feirinha de adoção neste sábado (15) busca famílias para pets

A Zoonoses disponibilizará 75 cães e dois gatos; animais já estão vacinados

Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Está interessado em adotar um pet? No próximo sábado (15), das 10h às 15h30, a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizará 75 cães e 2 gatos na Feira de Adoção. Os bichinhos estão vacinados, alguns castrados e foram resgatados por meio de uma decisão judicial que os retirou das condições precárias em que viviam. 

São machos, fêmeas, jovens, adultos sem raça definida, de variados tamanhos e cores que já realizaram exames para leishmaniose e foram vacinados contra raiva. Além disso, também foram tratados contra possíveis parasitas (pulgas e carrapatos). Já os gatos, foram testados para FIV (vírus da imunodeficiência felina) e FeLV (vírus da leucemia felina), além de serem imunizados contra raiva.

Os animais adultos já estão castrados, enquanto os filhotes ainda aguardam a idade ideal para a realização do procedimento. A castração de todos os animais será garantida pelo Hospital Veterinário Público (HVEP). 

A gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, Camila Cibele, explica que a maioria dos pets - agora sob cuidados da pasta - foram vítimas de maus tratos. “Queremos que eles tenham uma vida digna fora das baias da Zoonoses. Não são animais para guarda. E é preciso manter o cãozinho e o gato sem acesso à rua para evitar que sofram novamente”, lembrou. 

Ciça tem dois meses de idade, é dócil e carinhosa. Foto: Divulgação/ Zoonose

Critérios

Para adotar é necessário ter mais de 18 anos de idade, apresentar documento de identidade e assinar o termo de responsabilidade de posse responsável. Também é preciso lembrar de levar coleira com guia ou caixa de transporte para buscar o pet.

Entre os cães que aguardam por um novo lar estão os filhotes João Arthur, Maria Lili e Ciça. Já os gatos, são irmãos: Remo e Rômulo, de apenas cinco meses. 

Adotar um animal é um ato de amor que vem acompanhado de responsabilidade e compromisso, como explica a veterinária da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses ( GVAZ), Aline Zorzan. “Ao abrir as portas de sua casa para um novo amigo peludo, você não está apenas oferecendo um lar, mas também assumindo a responsabilidade pelos cuidados diários, como alimentação, saúde e bem-estar. Esses cuidados envolvem custos que devem ser planejados: vacinas, idas ao veterinário, ração de qualidade e, claro, um cantinho confortável e seguro para descansar”, destaca.

No entanto, reforça, o retorno é incomparável. “Em troca, você receberá amor incondicional, lambidas inesperadas e a eterna gratidão nos olhos do seu companheiro. Adotar é um gesto de empatia que transforma vidas: a do animal e a sua”, conclui.

Brincalhão e sapeca, Remo de apenas cinco meses também está disponível para adoção. Foto: Divulgação / Zoonose

Doações

Com o grande número de animais resgatados, o Centro de Zoonoses do Distrito Federal está recebendo doações para ajudar no cuidado e conforto dos animais. A população pode contribuir com rações de boa qualidade, cobertores, casinhas e outros itens para pets. As doações podem ser entregues diretamente na sede do centro, localizada no Noroeste, trecho 2 – próximo ao Hospital da Criança de Brasília.

Feira de adoção

Quando? 15 de março (sábado)
Horário: 10h às 15h30
Onde? Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SES-DF)
Endereço: Setor de Habitações Coletivas Noroeste (SHCNW) - Trecho 02 -  Lote 4 (Via de acesso ao Hospital da Criança de Brasília)