Populações Vulneráveis
Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais – GASPVP
É objetivo da GASPVP contribuir para a ampliação da consciência e do exercício da cidadania das populações vulneráveis, de modo a promover uma atenção à saúde integral e equânime, além de conferir a esses segmentos populacionais parte da responsabilidade na gestão das políticas de saúde, fortalecendo o controle social.
Saúde Rural
Promove a atenção à saúde integral da população residente na área rural do Distrito Federal. Representa o compromisso da SES/DF com a promoção da equidade à saúde, uma vez que assegura a intervenção sobre os problemas peculiares à vida e ao trabalho no campo.
Saúde da população negra
Promove a atenção à saúde da população negra no Distrito Federal. Em 12 de maio de 2009, foi publicada a Portaria nº 83 criando o Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Distrito Federal. A constituição desse comitê está baseada nas evidências de iniquidades na saúde dessa população, além de expressar o compromisso de governo com a diminuição das desigualdades sociais.
Comitê Técnico de Saúde da População Negra - CTSPN
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2023 - Seleção Simplificada de Entidades e Pesquisadores do Distrito Federal com trabalhos voltados à articulação da Promoção da Equidade e Promoção Da Saúde da População Negra para a composição do Comitê Técnico De Saúde Da População Negra Do Distrito Federal.
Saúde da população em situação de rua
Promove a atenção à saúde da população em situação de rua no Distrito Federal. A atuação da GASPVP visa à redução das iniquidades na saúde e desigualdades sociais. As ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), com atividades nas unidades básicas de saúde, nos abrigos e albergues, e nas ruas.
Saúde da população LGBTQIA+
Promove a atenção à saúde da população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros no Distrito Federal. Dessa forma, a SES/DF propõe a implementação de estratégias para atuar na melhoria das condições de saúde e do acesso aos serviços dessa população, de modo a responder às necessidades e demandas apontadas pela sociedade civil.
Uso do nome social – artigo 4º:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1820_13_08_2009.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/nome_social_sus.pdf
Saúde da população indígena
Promove a atenção à saúde integral da população indígena do Distrito Federal. A SES/DF visa garantir aos povos indígenas o acesso à atenção integral à saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, contemplando o espaço e processo sociocultural dessa população, de modo a favorecer a superação aos agravos à saúde, reconhecendo a eficácia de sua medicina e o direito desses povos à sua cultura.
Saúde da população cigana
Promove a atenção à saúde integral da população cigana no Distrito Federal, por meio do acolhimento e garantia ao acesso integral deste segmento da população aos serviços de saúde, respeitando suas particularidades éticas, culturais e sociais.
Saúde da população Migrantes, Refugiados e Apátridas
Promove a atenção à saúde de migrantes, refugiados e apátridas no Distrito Federal, garantindo a equidade no acesso a todos os serviços do Sistema Universal de Saúde (SUS), por meio da escuta ativa e qualificada, respeitando as competências culturais e sociais próprias dos grupos, e desenvolvendo uma relação de vínculo e responsabilização com a saúde desta população.
Socioeducativo
Promove a atenção à saúde integral dos jovens em medida socioeducativa na rede de atenção primária à saúde do Distrito Federal. Ao cuidar da saúde física, metal e emocional desses jovens, é possível reduzir a incidência e promover a inserção social.
Gerente: Juliana Oliveira Soares
E-mail: gaspvp.daeap@saude.df.
Telefone: 20171145 ramal 1080