Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/21 às 23h38 - Atualizado em 19/02/21 às 18h33

Acidentes por animais peçonhentos

COMPARTILHAR

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, procure imediatamente o pronto-socorro mais próximo.

 

 

 

Se o ataque for por escorpião – animal com maior registro de acidentes envolvendo animais peçonhentos no DF -, aranha, lagarta e lacraia os números para contato com a Vigilância Ambiental são o 160 e (61) 2017-1344 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com para agendamento da inspeção. Após o agendamento, uma equipe é enviada à residência que faz a coleta dos animais existentes, com busca em caixas de esgoto, entulhos e outros locais.

 

No entanto, nas ocorrências com abelhas é o Corpo de Bombeiros quem deve ser acionado, pelo telefone 193, e no caso de serpentes, o Batalhão de Polícia Ambiental (190). Em relação a esses dois animais, cabe à Vigilância Ambiental a orientação e a educação da população sobre os cuidados de prevenção para evitar os acidentes.

 

A Secretaria de Saúde conta também com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Samu, referência no atendimento aos pacientes picados, que funciona 24 horas por dia. O Ciatox possui equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e farmacêuticos que prestam orientação à população. Em caso de ocorrência, disque 0800-644-6774.

 

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

FOTOS: GEOVANA ALBUQUERQUE/AGÊNCIA SAÚDE-DF