Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais - CRIE

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) - é constituído de infraestrutura e logística específicas, destinado ao atendimento de indivíduos portadores de quadros clínicos especiais, incluindo portadores de determinadas doenças crônicas, imunodeprimidos, pessoas que convivem ou têm contato próximo com ambos os grupos, aqueles que apresentaram hipersensibilidade ou eventos adversos graves a alguma vacina disponibilizada nas UBS, dentre outros.

Em 2023, o Distrito Federal reestruturou o atendimento desses usuários, implementando um CRIE único, localizado no Hospital Materno Infantil Antônio Lisboa (HMIB), na Av. L2 Sul, SGAS, Quadra 608 Módulo A - Asa Sul, DF, 70203-900, o telefone 3449-7755.

O centro oferece atendimento completo para pacientes em condições especiais e/ou com Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação e Imunização (ESAVI) graves, inusitados e/ou que ocorrem em conglomerados, dispondo de uma equipe completa, qualificada e uma estrutura física adequada, inclusive para o manejo de reações adversas graves.

O atendimento pode ser realizado por demanda espontânea ou, preferencialmente, por agendamento pelo telefone 3449-7755 ou pelo e-mail hmib.crie@saude.df.gov.br

Além do CRIE do HMIB o DF possui quatro salas que oferecem imunobiológicos especiais:


Para facilitar o acesso da população, está sendo implantado o projeto do CRIE virtual, para os casos de baixa complexidade e com menor risco de ESAVI. Alguns imunobiológicos e/ou esquemas vacinais especiais poderão ser realizados na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) na região administrativa de referência do usuário, desde que passe por avaliação e autorização pela equipe do CRIE de forma remota (CRIE virtual).
Essa iniciativa visa ampliar o acesso da população elegível aos imunobiológicos especiais, permitindo que este grupo receba as vacinas próximas ao domicílio, sem a necessidade de deslocamento físico até o CRIE no HMIB.

Após a implantação do CRIE virtual, as salas hospitalares que aplicam imunobiológicos especiais terão suas atividades encerradas para atendimento do público externo, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Essas salas manterão suas atividades voltadas exclusivamente para ações de imunização dos servidores de saúde do estabelecimento e para pacientes hospitalizados que necessitem de imunobiológicos especiais.

Vacinas ofertadas no CRIE e suas indicações