Atendimento

Orientação ao usuário da rede pública de saúde do DF

Saiba onde procurar atendimento

 A população do Distrito Federal conta com serviços de atendimento básico, de urgência e especializados, de acordo com a necessidade de cada usuário. É importante buscar o serviço adequado, de forma a garantir o atendimento mais rápido e preciso. 

Confira abaixo:
  
Unidade Básica de Saúde (UBS)
As Unidades Básicas de Saúde (antes conhecidas como Centros de Saúde, Postos de Saúde e Clínicas da Família) são estabelecimentos que atuam como porta de entrada para a saúde pública. O atendimento é voltado para as pessoas que moram ou trabalham na área onde está localizada a UBS.

Uma UBS deve ser procurada em casos como resfriados, dor de cabeça, pequenos ferimentos, diarreia, etc., ao longo de todo o seu período de funcionamento, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 18 horas. A equipe de Saúde da Família está preparada para atender desde bebês até idosos. Se houver necessidade, haverá encaminhamento para atendimento especializado. 

A Unidade Básica de Saúde é, também, o local indicado para o início de tratamento e acompanhamento de pacientes. Lá também é possível receber medicamentos, obter orientação sobre planejamento familiar, saúde mental, doenças crônicas e se vacinar.

O Distrito Federal tem mais de 170 Unidades Básicas de Saúde. Para saber qual a sua UBS de referência, acesse: https://info.saude.df.gov.br/buscasaudedfubs/

  
Saúde Mental
O atendimento de urgência de Saúde Mental acontece nos Centros de Atenção Psicossocial da categoria III, com atendimento 24 horas, incluindo fins de semana e feriados. 

Confira a lista


UPA
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atendem 24 horas, todos os dias do ano. São indicadas para casos que exigem atendimento imediato, inclusive para pacientes psiquiátricos.  

Ao chegar à UPA o paciente é avaliado por um profissional de saúde que identifica a necessidade ou não de atendimento imediato. A partir do relato o usuário receberá uma classificação nas cores vermelha, amarela, verde ou azul. A cor vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, pois há alto risco de morte. O amarelo aponta necessidade de atendimento prioritário, o mais rápido possível. A cor verde indica que o caso é menos grave, representa pouca urgência, com encaminhamento para consulta médica na unidade de saúde de referência. 

Os pacientes classificados na cor azul – sem gravidade – são informados da expectativa de tempo de atendimento e podem ser encaminhados para acolhimento na Unidade Básica de Saúde de referência.


Hospitais
As emergências dos hospitais da rede pública é 24 horas, todos os dias do ano. O atendimento é voltado para casos em que os pacientes estejam em risco e necessitem de atendimento urgente. Ao chegar à emergência do hospital o paciente é avaliado por um profissional de saúde que identifica a necessidade ou não de atendimento imediato. A partir do relato o usuário receberá uma classificação nas cores vermelha, amarela, verde ou azul. A cor vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, pois há alto risco de morte. O amarelo aponta necessidade de atendimento prioritário, o mais rápido possível. A cor verde indica que o caso é menos grave, representa pouca urgência, com encaminhamento para consulta médica na unidade de saúde de referência. 

Os pacientes classificados na cor azul – sem gravidade – são informados da expectativa de tempo de atendimento e podem ser encaminhados para acolhimento na Unidade Básica de Saúde de referência.


SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta atendimento telefônico para casos de urgência e emergência. Por telefone, um profissional de saúde fará a identificação do caso, aconselhamento e, se for o caso, acionará uma ambulância, uma motolância ou o resgate aéreo. O funcionamento é 24 horas, todos os dias do ano, pelo número 192. É fundamental orientar crianças a jamais realizarem trotes, pois cada ocorrência assim prejudica o atendimento a situações reais. 
 

Atendimento (3)


Carta de Serviços


ENTENDA COMO SÃO AS CONSULTAS AMBULATORIAIS ESPECIALIZADAS E O SISTEMA DE REGULAÇÃO