Atendimento

Orientação ao usuário da Secretaria de Saúde do DF

 

No Distrito Federal, a porta de entrada para o atendimento em saúde é a Unidade Básica de Saúde.

Atendimento (2)

Cadastro para atendimento

Em Brasília, o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para realizar o cadastramento e assim, ser acompanhado por uma equipe específica multiprofissional. Ela acompanhará o paciente e dará todos os encaminhamentos necessários. Essa equipe é responsável pelas marcações e agendamentos na Rede Pública de Saúde do DF. 

Após realizar o cadastro na UBS, o cidadão terá o seu número SUS/SES. Assim, se tornará um usuário do SUS, que é todo paciente que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus serviços em qualquer nível de assistência. Para ter acesso ao cadastro SUS, é só acessar o portal Saúde do Cidadão. O acesso é totalmente gratuito às ações e aos serviços de saúde pública.

Atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Requisitos para consulta: ser morador do DF.

Documentos necessários para cadastro na UBS: identidade e comprovante de residência.

Prestação do serviço: presencial com 50% das vagas agendadas e 50% de vagas abertas para as demandas consideradas emergenciais.

Principais serviços:

Consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Prioridade de atendimento: Gestantes e os extremos de idade também são considerados fatores de agravos a saúde, assim, pacientes em qualquer idade gestacional, idosos e crianças com idade inferior a 6 meses têm prioridade de atendimento

Horário de atendimento:  Confira a sua Unidade Básica de Saúde

 

Atenção!

A maioria dos atendimentos em outras unidades fora da UBS é realizada por encaminhamento da sua unidade. Para atendimento médico especializado em outras unidades da SES/DF como hospitais e especialistas da atenção terciária (de alta-complexidade), o usuário tem acesso por agendamento prévio via regulação.

Saiba mais sobre o acesso aos atendimentos na rede pública:

Mesmo que você seja atendido na UBS, orientada pelo Estratégia Saúde da Família, ou em qualquer unidade da SES/DF, os profissionais e as unidades são orientadas pelos programas nacionais do Ministério da Saúde. Por meio da rede de Humanização, os servidores trabalham as linhas de atendimento de cada público.

Conheça as linhas de Saúde por categoria de público preconizadas pelo órgão nacional e veja dicas de como você pode se cuidar.

Sua Saúde

Atendimento (3)


Carta de Serviços


ENTENDA COMO SÃO AS CONSULTAS AMBULATORIAIS ESPECIALIZADAS E O SISTEMA DE REGULAÇÃO