Último Nº de IIU chamado |
1475 |
Último Nº FIV chamado |
6109 |
Serviço de Reprodução Humana
Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida do
Hospital Materno Infantil de Brasília
Último Nº de IIU chamado |
1475 |
Último Nº FIV chamado |
6109 |
Quais procedimentos o Serviço de Reprodução Humana (SRH) do HMIB oferece?
A. COMO PROCEDER PARA MARCAR UMA CONSULTA NO SERVIÇO DE REPRODUÇÃO HUMANA DO HMIB.
1º PASSO: Marcar uma consulta em Posto de Saúde do DF com ginecologista em centro de saúde do DF.
2º PASSO: O centro de Saúde encaminha para o Hospital Regional.
3º PASSO: Hospital Regional encaminha para o Ambulatório da Reprodução Humana do HMIB.
Importante ressaltar que o agendamento dos encaminhamentos entre centros de saúde e hospitais é informatizado e realizado via SETOR DE MARCAÇÃO dos respectivos centros de saúde e hospitais. Solicite um comprovante a cada agendamento, uma vez que o HMIB não acompanha esta etapa.
Perguntas frequentes em relação ao item A.
Dirija-se ao SETOR de MARCAÇÃO do centro ou do hospital regional e solicite agendamento para o ambulatório de Reprodução Humana (RH) do HMIB. Todos os centros e hospitais regionais do DF possuem um número variável de vagas por mês para o ambulatório de RH do HMIB.
Não. O encaminhamento deve, obrigatoriamente, ser de centros de saúde ou hospitais públicos do DF.
Não conseguimos estimar uma média do tempo de espera, pois existe uma grande variação entre os centros de saúde e hospitais, a depender da demanda local. Questione ao setor de marcação do centro de saúde a previsão.
A usuária interessada deverá procurar o Núcleo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na Secretaria de Saúde do seu Município ou Estado o qual irá verificar junto ao TFD do Distrito Federal, a possibilidade de tratamento em nosso serviço.
B. COMO FAZER O TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR NO SRH/HMIB
(1ª consulta, exames, diagnóstico, inscrição, espera e convocação)
Perguntas frequentes.
Não. A primeira consulta será para diagnosticar o motivo pelo qual o casal não engravida e solicitar exames complementares. Caso a usuária tenha exames recentes, é indicado que traga nessa primeira consulta.
A inscrição na fila de espera acontece na sua primeira consulta ou no retorno ao ambulatório da RH/HMIB após apresentação dos resultados de exames solicitados na primeira consulta. O seu número de inscrição na fila da IIU e/ou FIV não muda, e será anotado no seu cartão de atendimento.
Após a sua consulta, você receberá do médico um papel de encaminhamento solicitando seu retorno. Procure o setor de marcação do HMIB e, mediante apresentação do encaminhamento, o seu retorno será agendado.
Baseados em dados e riscos associados a um processo de estimulação ovariana e captação de óvulos, o Serviço de Reprodução Humana Assistida do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), utiliza critérios os quais as pacientes precisam preencher para que possam realizar FIV e IIU.
Assim, os ciclos de FIV só serão realizados em mulheres de até 39 anos, 11 meses e 29 dias, com no mínimo 5 folículos antrais. Serão excluídas do programa mulheres:
– Com 40 anos completos ou mais;
– De qualquer idade com menos de 5 folículos antrais.
Estes mesmos critérios valem para a inscrição na fila de FIV.
Os ciclos de IIU só serão realizados em mulheres de até 37 anos, 11 meses e 29 dias, com no mínimo 5 folículos antrais. Serão excluídas do programa:
– Mulheres com 38 anos completos ou mais;
– De qualquer idade com menos de 5 folículos antrais,
– Com endometriose estágios III ou IV
– Com obstrução tubária bilateral
-Cujos parceiros apresentem fator masculino com menos de 6 milhões/ml de recuperado após capacitação espermática.
Estes mesmos critérios valem para a inscrição na fila de IIU.
Com relação ao peso, aquelas que estiverem com IMC ≥ 30 kg/m2 só realizarão a FIV ou a IIU após perderem de peso e atingirem IMC < 30 kg/m2.
No que diz respeito aos aspectos sanitários e éticos dos tratamentos em reprodução assistida, serão consideradas as normativas vigentes emitidas pelos órgãos competentes, como CFM e ANVISA.
Não. O único critério de atendimento é a ordem de inscrição na fila. Pacientes inscritas há mais tempo serão convocadas antes daquelas inscritas mais recentemente, independentemente da idade, ou qualquer outro fator de infertilidade.
Para FIV, aproximadamente 3 anos e, para IIU 1 ano.
O HMIB entrará em contato via telefone 03 (três) vezes em dias e turnos diferentes utilizando os números fornecidos/atualizados pelo casal. É responsabilidade do casal, manter os telefones sempre atualizados no banco de dados do HMIB.
O casal deve atualizar os contatos imediatamente à mudança, correndo o risco de o serviço tentar, sem sucesso, entrar em contato para início do tratamento.
A atualização deve ser feita via telefone: 61-2017-1603; pessoalmente no Ambulatório do HMIB no CEPRA ou pelo email: hmib.reproducao@gmail.com. Tenha sempre em mãos o seu número de inscrição na fila de FIV e/ou IIU.
O número inscrito na fila pertence ao casal, o qual pode entrar em acordo e cada um ficar com uma tentativa, caso nenhuma das duas tentativas tenha sido realizada até o momento, ou um dos dois pode ceder a tentativa para o outro, com documento devidamente registrado em cartório.
O casal pode acompanhar via internet pelo site Reprodução Humana – HMIB.
Não existe um número exato, pois a convocação de novas pacientes depende da situação atual de recursos humanos, fornecimento de medicação, material de laboratório, enfermagem e cirúrgico, dentre outros.
O HMIB tentou contato via telefone 3 vezes em dias e turnos diferentes, mas não obteve sucesso. Muitas vezes isso acontece porque o casal mudou os telefones, mas não ligou para o HMIB para fazer a atualização do cadastro, dentre outros motivos. Nesses casos, o casal não perde a chance de fazer o tratamento. No entanto o HMIB não faz re-chamada, então o casal será atendido tão logo, e apenas se contatar o serviço informando o seu número na fila de espera.
Não. No entanto, o HMIB não faz re-chamada, portanto o casal somente será atendido quando contatar o serviço e manifestar essa vontade. Deve-se também estar atenta para a idade limite para iniciar o tratamento, pois o fato de estar inscrita ou ser convocada não garante a realização do tratamento.
Sim. Em alguns casos é indicada a reversão dessas cirurgias antes de partir para o tratamento de Reprodução Assistida. Para ambos os casos, indica-se FIV, sendo que no caso de vasectomia podemos, adicionalmente, oferecer o serviço de punção de epidídimo (quando indicado).
Sim. O HMIB fará a investigação da atual causa de infertilidade do casal e dependendo dos resultados clínicos e laboratoriais, o casal será inscrito na fila.
Não. O HMIB oferece no máximo 2 tentativas de IIU e duas de FIV. Na consulta em que o médico inserir o casal na fila, dependendo dos critérios clínicos e de idade, o casal pode ser inscrito nas duas filas, ou só na fila de FIV. Uma vez realizada FIV, o casal não poderá ser novamente inscrito nas filas.
C. COMO É O TRATAMENTO NO HMIB:
O Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida (CEPRA) do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) é o setor que será responsável pelo tratamento de infertilidade, sendo acreditado pela Rede Latino Americana de Reprodução Assistida.
Visite o site http://www.redlara.com/ e conheça mais sobre nosso trabalho
PERGUNTAS GERAIS
Todas as pacientes possuem no máximo 02 (duas) tentativas de realizar IIU e/ou FIV; salvo casos, em que se faz apenas uma tentativa devido algum impedimento clínico ou idade.
As tentativas de IIU são realizadas, impreterivelmente, antes das tentativas de FIV. A usuária não poderá realizar as tentativas de IIU posteriormente às tentativas de FIV.
Sim. O serviço oferece até 02 tentativas, independente do sucesso na primeira tentativa.
A tentativa é contada a partir do dia em que se inicia a medicação para estimulação dos ovários. Se o tratamento for cancelado na primeira tentativa, a usuária terá direito a mais uma tentativa do mesmo tipo de tratamento que foi cancelado (IIU ou FIV), caso não tenha nenhum impedimento clínico e sua idade esteja dentro da faixa de realização de tratamento.
Se o tratamento for cancelado na segunda tentativa, a usuária não terá direito a mais nenhuma tentativa.
O DF custeia a medicação de estimulação ovariana, as ecografias de acompanhamento do ciclo, procedimentos laboratoriais para processamento de gametas e embriões. Alguns exames de imagem e laboratoriais necessários ao tratamento podem não estar disponíveis na rede pública de saúde na época do atendimento.
Custos relativos à utilização de banco de sêmen e seu transporte ao HMIB não estão cobertos pelo HMIB.
Não. Todos os medicamentos são para uso exclusivo dos pacientes em tratamento no CEPRA/HMIB.
Tanto os casais homossexuais femininos quanto a reprodução independente (mãe solteira) podem se inscrever na lista de espera para realização de inseminação ou fertilização in vitro com uso de sêmen de doador anônimo. Atualmente o recebimento de amostras de sêmen de doador está suspenso.
Casais homossexuais masculinos não são inscritos na fila, pois não possuímos programa de ovodoação compartilhada.
No caso de casais soropositivos para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, o CEPRA ainda não realiza o tratamento.
Entendemos a necessidade e a demanda dos pacientes nesta situação, mas infelizmente, no momento, não oferecemos este serviço à comunidade.
Não. O CEPRA não possui um programa de ovodoação compartilhada, o programa está suspenso no momento, sem previsão de retorno.
Equipe do Serviço de Reprodução Humana
Dra Rosaly Rulli Costa –Ginecologista – Responsável técnica
Dr João Rocha Vilela- Ginecologista
Dra Valéria Leal – Ginecologista
Dra Daniella Carvalho – Ginecologista
Dr. Jean Pierre Barguil Brasileiro – Ginecologista
Dra Leilane Gabriele Noleto – Ginecologista
Dra Mariana Fonseca Roller Barcelos – Ginecologista
Dra Cinara Costa de Gusmão – Ginecologista
Dra Natalia Ivet Zavattiero Tierno Cabral – Ginecologista
Dra Larissa Maciel – Ginecologista
Dr Eduardo Saraiva Pimentel – Urologista
Dra Cristina Medina– Geneticista
Yamara Alves Macedo – Bióloga – Chefe
Dra Ingrid de Oliveira e Silva – Bióloga
Victor Edgard Tavares Sousa – Biólogo
Paula Juliene – Enfermeira – Chefe
Wanessa Gonzaga Veloso Guedes – Técnica de Enfermagem
Rosilda Gomes de Carvalho Sousa – Técnica de Enfermagem
Marli Xavier Vieira Nunes – Técnica de Enfermagem
Giane de Carvalho Rodrigues Jara – Administrativo
Mara Farias Chaves Vieira – Psicóloga
Contato
Hospital Materno Infantil de Brasília/ Serviço de Reprodução Humana/
Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida
SGAS Quadra 608 Sul Avenida L2 Sul – Ambulatório
CEP: 70.203-900
(61) 2017-1603