Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/19 às 13h28 - Atualizado em 16/10/20 às 12h09

Atendimento realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal

Descrição

 

LACEN – LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA

O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) é o laboratório de referência vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. O LACEN-DF tem como função básica realizar o diagnóstico laboratorial oportuno, seguro e rápido a fim de contribuir para o controle epidemiológico e sanitário de uma população. No cumprimento de suas funções, ainda realiza diagnósticos clínicos e epidemiológicos a partir de amostras oriundas de pacientes suspeitos de doenças.

As análises realizadas no LACEN-DF podem ter caráter fiscal e de orientação sobre os produtos e serviços de interesse em Vigilância Sanitária. Essas análises visam verificar a ocorrência de desvios de qualidade de produtos (alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde) ou matérias-primas analisados em programas de monitoramento, em análises de rotina ou em casos de denúncias, subsidiando as avaliações de risco sanitário.

O laboratório se constitui como uma unidade que participa ativamente das ações de saúde, integrado às discussões e decisões do SUS, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir diagnósticos adequados e de qualidade, em tempo hábil, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais para os laboratórios de saúde pública.

A Diretoria do LACEN-DF tem como política estratégica a melhoria contínua da qualidade de seus serviços no cumprimento da sua missão, com o objetivo de garantir a oferta de serviços laboratoriais de qualidade, visando à melhoria do nível de satisfação de seus clientes.

EQUIPE – Atualmente, são aproximadamente 200 servidores distribuídos em seis gerências e 12 núcleos. A equipe é formada por farmacêuticos bioquímicos, médicos, enfermeiros, nutricionistas, biólogos, administradores, bibliotecários, além de analistas e técnicos em diversas áreas.


Requisitos

 

As análises e ensaios são sem custos ao cidadão por ser serviço público de saúde.
No caso de coleta de material biológico específico*, o requisito será uma prévia consulta médica para que o cidadão possa ser encaminhado ao LACEN-DF ou a uma Unidade de Saúde do DF para a realização dos exames com o pedido médico em mãos.
No caso de ensaios de medicamentos e/ou análises de alimentos, o cidadão deverá procurar a Diretoria de Vigilância Sanitária e se for análise de água, a Diretoria de Vigilância Ambiental, para solicitar as referidas coletas e posterior encaminhamento ao LACEN-DF.


Documentos Necessários

Para coleta de material biológico específico* o cidadão deve possuir:
Requisição médica;
Documento de identificação pessoal com foto (exceto para recém-nascidos, que devem apresentar certidão de nascimento).
Telefone para contato e cartão do SUS para coleta de material biológico.
Obs: Qualquer cidadão tem direito ao cartão do SUS, basta comparecer a uma unidade básica de saúde com documento de identificação pessoal e comprovante de residência que será realizado o cadastro.


Atendimento

E-mail: diretoria.lacendf@gmail.com e lacen.df@gmail.com

Endereço: Via L2 Norte no endereço SGAN Quadra 601 lotes “O” e “P” – Asa Norte / Brasília-DF – CEP: 70.830-010.

Horário: Dias úteis das 08:00 às 11:00h, para coleta de material biológico específico* e de 08:00 às 16:00h para demais informações.

Acesso: Linhas de ônibus 110 ou 115 saindo da Rodoviária do Plano Piloto, ou qualquer outra linha que acesse a L2 Norte. Estacionamento para carros, motos e bicicletas.

Acesse o Site do LACEN


Etapas e Prazos

As análises laboratoriais variam de acordo com suas especificidades, com os laudos sendo liberados entre 5 e 60 dias, podendo ser verificado no site do LACEN-DF.