Hospital Regional de Brazlândia

Endereço: Área Especial 06 – Setor Tradicional – Brazlândia/DF – CEP: 73.740-793
Acessibilidade: Existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar e corredores internos.
Estacionamento: Disponível 24 horas para usuários (carros, motos e bicicletas), vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.
Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.
Linhas de ônibus: Presença de ponto de ônibus em frente ao hospital: linha 406 (Circular) e linha 402.1 (Brazlândia x Ceilândia). O hospital localiza-se a 1,1km do Terminal Rodoviário do Setor Veredas,onde passam todas as linhas de ônibus que circulam pela cidade.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

  • Clínica Médica
  • Clínica Cirúrgica
  • Pediatria
  • Neonatologia
  • Odontologia
  • Ginecologia e Obstetrícia

Para ser atendido, basta comparecer às Unidades de Pronto Socorro do hospital com um documento de identificação válido.

Observações: 

  • O atendimento no Pronto Socorro da Pediatria é feito para crianças de 0 dias até 13 anos, 11 meses e 29 dias.
  • O atendimento de emergência da Odontologia é segunda a sexta feira das 07:00 às 19:00 horas.

Telefones:
Clínica Médica e Cirúrgica: (61) 3479-9626
Pediatria: (61) 3479-9681
Neonatologia: (61) 3479-9675
Odontologia: (61) 3479-9681
Ginecologia e Obstetrícia: (61) 3479-9683

ATENDIMENTO AMBULATORIAL

  • Odontologia
  • Cirurgia Geral e Pequenas Cirurgias
  • Dermatologia (consultas e procedimentos)
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria (Neonatologia e Crescimento e Desenvolvimento)
  • Nutrição Clínica
  • Ambulatório de Egressos da Internação da Clínica Médica
  • Gravidez de alto risco

Requisitos

  • Com excessão dos Ambulatórios de Egressos e de Gravidez de Alto Risco, todas as marcações de primeira consulta são feitas através das Unidades Básicas de Saúde. Os agendamentos são realizados pelo Sistema de Regulação da SES/DF ou pela Gerência Interna de Regulação da Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia).
  • Para o Ambulatório de Egressos e para o Ambulatório de Gravidez de Risco, as consultas são agendadas diretamente no ambulatório do HRBz. É necessária guia de encaminhamento do médico da Emergência do hospital especificamente para o ambulatório necessário.
  • A marcação de consulta retorno é feita pessoalmente no setor de ambulatório do HRBz, nos horários de 9h às 12h e das 14h às 18h.

Documentos Necessários: Documento de identificação válido.

  • Primeira consulta: Guia de consulta fornecida pelo profissional que está encaminhando ao especialista.
  • Consulta retorno: protocolo de encaminhamento para retorno fornecido pelo médico depois da primeira consulta.

Funcionamento

  • Horário: 7h às 12h e das 13h às 18h (de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
  • Telefone: (61) 3479-4482.
  • O atendimento é feito por ordem de chegada.
  • O tempo médio de espera para a consulta é de aproximadamente 15 dias.

EXAMES RADIOGRÁFICOS E ECOGRÁFICOS

  • Exame Radiográfico (RX): comparecer à Secretaria de RX do HRBz, munido de documento de identificação válido e do pedido médico assinado, oriundo de qualquer unidade de saúde (da rede pública ou privada). Atendimento por livre demanda, não há necessidade de agendamento.
  • Exame ecográfico: a marcação é realizada nas unidades básicas de saúde da SES/DF. Depois que a unidade de saúde agendar, basta comparecer à Secretaria do RX do HRBz, na data e horário definidos, com o pedido médico para realização do exame e um documento válido de identificação.
  • Funcionamento: segunda à sexta-feira (exceto feriados) de 7h às 12h e das 14h às 18h.
  • Telefone: (61) 3479-9669.

MARCAÇÃO DE CIRURGIA DE HÉRNIORRAFIA UMBILICAL, INGUINAL, INCISIONAL E DE COLECISTECTOMIA

  • Para agendamento: é necessária a liberação pelo médico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal através do protocolo para internação e exames.
  • Deixar toda a documentação (protocolo e exames) no Núcleo de Gestão da Internação do HRBz, com os exames atualizados, endereço, telefones para contato, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do SES.
  • Aguardar contato telefônico com informações do agendamento da cirurgia.
  • As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico e pela lista de espera.
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados) de 7h às 12h e de 14h às 18h.
  • Telefone: (61) 3479-9720.

SERVIÇO SOCIAL
O que o serviço social faz por você?

  • Acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos necessários de acordo com a avaliação do Assistente Social;
  • Atendimento a pacientes, familiares e acompanhantes, além da busca espontânea pela rede de apoio;
  • Orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial (segunda via de documentos de identificação, abrigamento, benefícios eventuais, tais como auxílio natalidade, auxílio vulnerabilidade e auxílio por morte, Benefício de Prestação Continuada, entre outros);
  • Orientações sobre direitos previdenciários e trabalhistas;
  • Orientações e encaminhamentos para a rede de saúde, tanto para a atenção básica, como para atendimento psicossocial para pacientes em situação de violência, dependentes de álcool e/ou outras drogas e portadores de transtornos mentais (CAPS, Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência – PAV);
  • Encaminhamento para órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Defensoria Pública, entre outros).

Forma de prestação do Serviço

  • Basta comparecer ao Núcleo de Serviço Social ao lado da portaria central do HRBz de segunda a sexta-feira (exceto feriados) nos seguintes horários: segunda a quinta de 7h às 19h e às sextas-feiras das 7h às 18h. Os atendimentos são imediatos e/ou por ordem de chegada.
  • Telefone: (61) 3479-9625
  • Para encaminhamentos é necessário documento de identificação válido.

ATENDIMENTOS E PALESTRAS REFERENTES À AMAMENTAÇÃO E DOAÇÃO DE LEITE HUMANO
O que o Banco de leite faz por você

  • Recebe todos os pacientes e/ou usuários que necessitam de informações relacionadas ao aleitamento materno e/ou doação de leite humano.
  • Orientações, atendimentos e palestras referentes à amamentação e doação de leite humano.

Forma de prestação do serviço

  • Atendimento em amamentação por demanda espontânea (sem agendamento) dentro do horário de funcionamento.
  • Pode-se procurar informações sobre o atendimento e palestras por telefone (61)3479-9643 ou pessoalmente, comparecendo na recepção do setor, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário de 07:00h às 12:00h e de 13:00h às 18:00h.
  • Gestantes também podem ser agendadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
  • Para o atendimento e orientações é necessário documento válido de identificação com nome completo e fornecimento dos seguintes dados: endereço, telefone, escolaridade, profissão e informações de gestação e parto (em caso de pacientes nutrizes). Nos atendimentos para auxílio da amamentação, realizados com a nutriz e o bebê, também é solicitada a caderneta da criança.
  • Nas palestras e ações de amamentação é solicitado documento de identidade dos acompanhantes e cartão de pré-natal das gestantes.

Para participar das palestras de amamentação

  • Pode se fazer o agendamento através das equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
  • Pode se ligar ou comparecer diretamente no Banco de Leite Humano do HRBz para informação sobre a próxima data disponível.
  • A participação de familiares e amigos das gestantes também é permitida.

Para fazer doação de leite humano

  • A mulher deve estar amamentando, ser saudável e não usar álcool, cigarro ou drogas ilícitas. O acesso às informações de doação e cadastro é feito pelos seguintes meios: diretamente com o Banco de Leite Humano do HRBz; por telefone 160 opção 4; através do site saude.df.gov.br; e pela instalação do aplicativo Amamenta Brasília
  • É efetuado um cadastro da nutriz com informações como a saúde da doadora e resultados de exames pré ou pós natal.

NÚCLEO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

  • Programa de Internação Domiciliar (PID): Serviço substitutivo à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipes Multiprofissionais de Apoio.
  • Programa de Oxigenioterapia Domiciliar (POD): acesso à oxigenioterapia domiciliar prolongada para usuários do SUS/DF, portadores de patologias que necessitem da oferta de oxigênio.

REQUISITOS

  • O familiar e/ou responsável pelo paciente deve ter residência e domicílio comprovados o mesmo deve residir na área de abrangência de Brazlândia.
  • O cuidador deve ser identificado e o quadro clínico do paciente deve ser compatível com o perfil do serviço.
  • Solicitação de internação domiciliar deve atender a critérios do instrumento de classificação da complexidade assistencial do paciente em atenção domiciliar no SUS e POD – por meio de relatório médico, exames comprobatórios e documentação necessária.
  • Os pacientes devem ter quadros clínicos estáveis e podem ser: portadores de sequelas e doenças crônicas como: cuidados paliativos oncológicos e neurológicos, entre outros; úlceras de decúbito em graus moderado e grave e traqueostomia

Forma de prestação de serviço

  • Deve se entrar em contato com o Núcleo Regional de Atenção Domiciliar pessoalmente ou através do telefone: (61)3479-4903. E-mail: nradhrbz@gmail.com

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – Brazlândia

VOLUNTARIADO

  • O setor voluntariado do HRBz é responsável por receber, orientar, e coordenar quem deseja desenvolver trabalho voluntário.
  • Qualquer pessoa pode ingressar. Para saber as exigências e obrigações instituídas pela SES-DF em relação à atividade que se tem o desejo de voluntariar, basta procurar o profissional responsável pelo voluntariado, que fica no Núcleo de Pessoas do HRBz.
  • Telefone para contatos: (61)3479-9624.
  • E-mail: cgsbz@gmail.com

PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE

Serviços Oferecidos

  • Técnica de Redução do Estresse (T.R.E)
  • Musicoterapia

O que as práticas integrativas de saúde fazem por você:

  • Possibilitam o alívio das tensões físicas, sociais, mentais e conflitos emocionais.
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  • Técnica de Redução de Estresse: método desenvolvido por David Berceli, assistente social americano. São exercícios específicos que possibilitam o controle e a redução das tensões corporais.
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  • Musicoterapia:

– Atividade regulamentada pela SES/DF desde 2008.
– Faz atendimentos em grupo ou individual.
– Oferece benefícios no campo das dores físicas (fibromialgia), tensões musculares ou da coluna, bursite, alívio do estresse, insônia, depressão dentre outros.

Forma de prestação do serviço

  • Para acessar os serviços das Práticas Integrativas de Saúde oferecidas pelo HRBz se faz necessário:
  • Comparecer à sala de musicoterapia, localizada próximo à portaria do servidor, no horário de 07:00h às 08:00h, de segunda à quinta-feira (exceto feriados) para informações e agendamentos.

Observação: para os agendamentos da musicoterapia é necessário entrar em uma lista de espera.


NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA

Serviços Oferecidos:

Administrar vacinas, soros, testes e imunoglobulinas em pacientes internados, servidores do HRBZ e clientes externos; sob responsabilidade do NHEP;

  • Fazer busca ativa para identificação de doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse epidemiológico;
  • Encaminhar pacientes para coleta de material de interesse da saúde pública para o laboratório regional, que será reprocessado para o LACEN, observando o retorno dos resultados e o registro da ficha de investigação;
  • Fazer quimioprofilaxia dos comunicantes em nível hospitalar e excepcionalmente junto à comunidade.

Requisitos

  • Público-alvo: pacientes que foram atendidos e/ou que estejam internados no HRBZ, servidores do HRBZ e outros pacientes externos específicos;
  • Requisitos: solicitação médica, laboratório e pacientes encontrados através de busca ativa e os servidores encaminhados pela medicina do trabalho;

Documentos Necessários

  • Cartão vacinal,
  • Pedidos laboratoriais,
  • Solicitação no PEP (prontuário eletrônico do paciente).

 

Forma de prestação do Serviço:

  • Por meio de visitas aos pacientes internados e por meio ambulatorial, busca ativa em PEP e demanda espontânea.

Etapas

  • Busca ativa em PEP ⇒ visita/entrevista com paciente ⇒ preenchimento da notificação compulsória ⇒ encaminhamento ao laboratório quimioprofilaxia dos comunicantes, se necessário.
  • Vacinação: encaminhamento da medicina do trabalho e/ou demanda espontânea  avaliação do cartão vacinal administração da vacina⇒ anotações no sipni/cartão do paciente.

Prazos

  • Busca ativa: diária,
  • Vacinação: livre demanda.

Horário e tempo máximo de espera para atendimento

  • Notificação compulsória: de 30 minutos a 01 hora para preenchimento de ficha de notificação até o encaminhamento ao laboratório;
  • Vacinação: de acordo com a demanda.

Prioridades de atendimento;

  • Notificação imediata de doenças transmissíveis,

Normas e regulamentações: