Hospital Regional de Brazlândia
Endereço: Área Especial 06 – Setor Tradicional – Brazlândia/DF – CEP: 73.740-793
Acessibilidade: Existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar e corredores internos.
Estacionamento: Disponível 24 horas para usuários (carros, motos e bicicletas), vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.
Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.
Linhas de ônibus: Presença de ponto de ônibus em frente ao hospital: linha 406 (Circular) e linha 402.1 (Brazlândia x Ceilândia). O hospital localiza-se a 1,1km do Terminal Rodoviário do Setor Veredas,onde passam todas as linhas de ônibus que circulam pela cidade.
ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
- Clínica Médica
- Clínica Cirúrgica
- Pediatria
- Neonatologia
- Odontologia
- Ginecologia e Obstetrícia
Para ser atendido, basta comparecer às Unidades de Pronto Socorro do hospital com um documento de identificação válido.
Observações:
- O atendimento no Pronto Socorro da Pediatria é feito para crianças de 0 dias até 13 anos, 11 meses e 29 dias.
- O atendimento de emergência da Odontologia é segunda a sexta feira das 07:00 às 19:00 horas.
Telefones:
Clínica Médica e Cirúrgica: (61) 3479-9626
Pediatria: (61) 3479-9681
Neonatologia: (61) 3479-9675
Odontologia: (61) 3479-9681
Ginecologia e Obstetrícia: (61) 3479-9683
ATENDIMENTO AMBULATORIAL
- Odontologia
- Cirurgia Geral e Pequenas Cirurgias
- Dermatologia (consultas e procedimentos)
- Otorrinolaringologia
- Pediatria (Neonatologia e Crescimento e Desenvolvimento)
- Nutrição Clínica
- Ambulatório de Egressos da Internação da Clínica Médica
- Gravidez de alto risco
Requisitos
- Com excessão dos Ambulatórios de Egressos e de Gravidez de Alto Risco, todas as marcações de primeira consulta são feitas através das Unidades Básicas de Saúde. Os agendamentos são realizados pelo Sistema de Regulação da SES/DF ou pela Gerência Interna de Regulação da Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia).
- Para o Ambulatório de Egressos e para o Ambulatório de Gravidez de Risco, as consultas são agendadas diretamente no ambulatório do HRBz. É necessária guia de encaminhamento do médico da Emergência do hospital especificamente para o ambulatório necessário.
- A marcação de consulta retorno é feita pessoalmente no setor de ambulatório do HRBz, nos horários de 9h às 12h e das 14h às 18h.
Documentos Necessários: Documento de identificação válido.
- Primeira consulta: Guia de consulta fornecida pelo profissional que está encaminhando ao especialista.
- Consulta retorno: protocolo de encaminhamento para retorno fornecido pelo médico depois da primeira consulta.
Funcionamento
- Horário: 7h às 12h e das 13h às 18h (de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
- Telefone: (61) 3479-4482.
- O atendimento é feito por ordem de chegada.
- O tempo médio de espera para a consulta é de aproximadamente 15 dias.
EXAMES RADIOGRÁFICOS E ECOGRÁFICOS
- Exame Radiográfico (RX): comparecer à Secretaria de RX do HRBz, munido de documento de identificação válido e do pedido médico assinado, oriundo de qualquer unidade de saúde (da rede pública ou privada). Atendimento por livre demanda, não há necessidade de agendamento.
- Exame ecográfico: a marcação é realizada nas unidades básicas de saúde da SES/DF. Depois que a unidade de saúde agendar, basta comparecer à Secretaria do RX do HRBz, na data e horário definidos, com o pedido médico para realização do exame e um documento válido de identificação.
- Funcionamento: segunda à sexta-feira (exceto feriados) de 7h às 12h e das 14h às 18h.
- Telefone: (61) 3479-9669.
MARCAÇÃO DE CIRURGIA DE HÉRNIORRAFIA UMBILICAL, INGUINAL, INCISIONAL E DE COLECISTECTOMIA
- Para agendamento: é necessária a liberação pelo médico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal através do protocolo para internação e exames.
- Deixar toda a documentação (protocolo e exames) no Núcleo de Gestão da Internação do HRBz, com os exames atualizados, endereço, telefones para contato, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do SES.
- Aguardar contato telefônico com informações do agendamento da cirurgia.
- As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico e pela lista de espera.
- Funcionamento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados) de 7h às 12h e de 14h às 18h.
- Telefone: (61) 3479-9720.
SERVIÇO SOCIAL
O que o serviço social faz por você?
- Acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos necessários de acordo com a avaliação do Assistente Social;
- Atendimento a pacientes, familiares e acompanhantes, além da busca espontânea pela rede de apoio;
- Orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial (segunda via de documentos de identificação, abrigamento, benefícios eventuais, tais como auxílio natalidade, auxílio vulnerabilidade e auxílio por morte, Benefício de Prestação Continuada, entre outros);
- Orientações sobre direitos previdenciários e trabalhistas;
- Orientações e encaminhamentos para a rede de saúde, tanto para a atenção básica, como para atendimento psicossocial para pacientes em situação de violência, dependentes de álcool e/ou outras drogas e portadores de transtornos mentais (CAPS, Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência – PAV);
- Encaminhamento para órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Defensoria Pública, entre outros).
Forma de prestação do Serviço
- Basta comparecer ao Núcleo de Serviço Social ao lado da portaria central do HRBz de segunda a sexta-feira (exceto feriados) nos seguintes horários: segunda a quinta de 7h às 19h e às sextas-feiras das 7h às 18h. Os atendimentos são imediatos e/ou por ordem de chegada.
- Telefone: (61) 3479-9625
- Para encaminhamentos é necessário documento de identificação válido.
ATENDIMENTOS E PALESTRAS REFERENTES À AMAMENTAÇÃO E DOAÇÃO DE LEITE HUMANO
O que o Banco de leite faz por você
- Recebe todos os pacientes e/ou usuários que necessitam de informações relacionadas ao aleitamento materno e/ou doação de leite humano.
- Orientações, atendimentos e palestras referentes à amamentação e doação de leite humano.
Forma de prestação do serviço
- Atendimento em amamentação por demanda espontânea (sem agendamento) dentro do horário de funcionamento.
- Pode-se procurar informações sobre o atendimento e palestras por telefone (61)3479-9643 ou pessoalmente, comparecendo na recepção do setor, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário de 07:00h às 12:00h e de 13:00h às 18:00h.
- Gestantes também podem ser agendadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
- Para o atendimento e orientações é necessário documento válido de identificação com nome completo e fornecimento dos seguintes dados: endereço, telefone, escolaridade, profissão e informações de gestação e parto (em caso de pacientes nutrizes). Nos atendimentos para auxílio da amamentação, realizados com a nutriz e o bebê, também é solicitada a caderneta da criança.
- Nas palestras e ações de amamentação é solicitado documento de identidade dos acompanhantes e cartão de pré-natal das gestantes.
Para participar das palestras de amamentação
- Pode se fazer o agendamento através das equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
- Pode se ligar ou comparecer diretamente no Banco de Leite Humano do HRBz para informação sobre a próxima data disponível.
- A participação de familiares e amigos das gestantes também é permitida.
Para fazer doação de leite humano
- A mulher deve estar amamentando, ser saudável e não usar álcool, cigarro ou drogas ilícitas. O acesso às informações de doação e cadastro é feito pelos seguintes meios: diretamente com o Banco de Leite Humano do HRBz; por telefone 160 opção 4; através do site saude.df.gov.br; e pela instalação do aplicativo Amamenta Brasília
- É efetuado um cadastro da nutriz com informações como a saúde da doadora e resultados de exames pré ou pós natal.
NÚCLEO DE ATENÇÃO DOMICILIAR
- Programa de Internação Domiciliar (PID): Serviço substitutivo à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipes Multiprofissionais de Apoio.
- Programa de Oxigenioterapia Domiciliar (POD): acesso à oxigenioterapia domiciliar prolongada para usuários do SUS/DF, portadores de patologias que necessitem da oferta de oxigênio.
REQUISITOS
- O familiar e/ou responsável pelo paciente deve ter residência e domicílio comprovados o mesmo deve residir na área de abrangência de Brazlândia.
- O cuidador deve ser identificado e o quadro clínico do paciente deve ser compatível com o perfil do serviço.
- Solicitação de internação domiciliar deve atender a critérios do instrumento de classificação da complexidade assistencial do paciente em atenção domiciliar no SUS e POD – por meio de relatório médico, exames comprobatórios e documentação necessária.
- Os pacientes devem ter quadros clínicos estáveis e podem ser: portadores de sequelas e doenças crônicas como: cuidados paliativos oncológicos e neurológicos, entre outros; úlceras de decúbito em graus moderado e grave e traqueostomia
Forma de prestação de serviço
- Deve se entrar em contato com o Núcleo Regional de Atenção Domiciliar pessoalmente ou através do telefone: (61)3479-4903. E-mail: nradhrbz@gmail.com
Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – Brazlândia
VOLUNTARIADO
- O setor voluntariado do HRBz é responsável por receber, orientar, e coordenar quem deseja desenvolver trabalho voluntário.
- Qualquer pessoa pode ingressar. Para saber as exigências e obrigações instituídas pela SES-DF em relação à atividade que se tem o desejo de voluntariar, basta procurar o profissional responsável pelo voluntariado, que fica no Núcleo de Pessoas do HRBz.
- Telefone para contatos: (61)3479-9624.
- E-mail: cgsbz@gmail.com
PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE
Serviços Oferecidos
- Técnica de Redução do Estresse (T.R.E)
- Musicoterapia
O que as práticas integrativas de saúde fazem por você:
- Possibilitam o alívio das tensões físicas, sociais, mentais e conflitos emocionais.
- Técnica de Redução de Estresse: método desenvolvido por David Berceli, assistente social americano. São exercícios específicos que possibilitam o controle e a redução das tensões corporais.
- Musicoterapia:
– Atividade regulamentada pela SES/DF desde 2008.
– Faz atendimentos em grupo ou individual.
– Oferece benefícios no campo das dores físicas (fibromialgia), tensões musculares ou da coluna, bursite, alívio do estresse, insônia, depressão dentre outros.
Forma de prestação do serviço
- Para acessar os serviços das Práticas Integrativas de Saúde oferecidas pelo HRBz se faz necessário:
- Comparecer à sala de musicoterapia, localizada próximo à portaria do servidor, no horário de 07:00h às 08:00h, de segunda à quinta-feira (exceto feriados) para informações e agendamentos.
Observação: para os agendamentos da musicoterapia é necessário entrar em uma lista de espera.
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
Serviços Oferecidos:
Administrar vacinas, soros, testes e imunoglobulinas em pacientes internados, servidores do HRBZ e clientes externos; sob responsabilidade do NHEP;
- Fazer busca ativa para identificação de doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse epidemiológico;
- Encaminhar pacientes para coleta de material de interesse da saúde pública para o laboratório regional, que será reprocessado para o LACEN, observando o retorno dos resultados e o registro da ficha de investigação;
- Fazer quimioprofilaxia dos comunicantes em nível hospitalar e excepcionalmente junto à comunidade.
Requisitos
- Público-alvo: pacientes que foram atendidos e/ou que estejam internados no HRBZ, servidores do HRBZ e outros pacientes externos específicos;
- Requisitos: solicitação médica, laboratório e pacientes encontrados através de busca ativa e os servidores encaminhados pela medicina do trabalho;
Documentos Necessários
- Cartão vacinal,
- Pedidos laboratoriais,
- Solicitação no PEP (prontuário eletrônico do paciente).
Forma de prestação do Serviço:
- Por meio de visitas aos pacientes internados e por meio ambulatorial, busca ativa em PEP e demanda espontânea.
Etapas
- Busca ativa em PEP ⇒ visita/entrevista com paciente ⇒ preenchimento da notificação compulsória ⇒ encaminhamento ao laboratório⇒ quimioprofilaxia dos comunicantes, se necessário.
- Vacinação: encaminhamento da medicina do trabalho e/ou demanda espontânea ⇒ avaliação do cartão vacinal⇒ administração da vacina⇒ anotações no sipni/cartão do paciente.
Prazos
- Busca ativa: diária,
- Vacinação: livre demanda.
Horário e tempo máximo de espera para atendimento
- Notificação compulsória: de 30 minutos a 01 hora para preenchimento de ficha de notificação até o encaminhamento ao laboratório;
- Vacinação: de acordo com a demanda.
Prioridades de atendimento;
- Notificação imediata de doenças transmissíveis,
Normas e regulamentações: