Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/20 às 11h09 - Atualizado em 4/08/21 às 13h27

Coronavírus (Covid-19)

COMPARTILHAR

 

 

 

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.

 

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a Covid-19 e ficar gravemente doente.

 

Como o vírus responsável pela Covid-19 se espalha?

As evidências disponíveis atualmente apontam que o vírus causador da Covid-19 pode se espalhar por meio do contato direto, indireto (através de superfícies ou objetos contaminados) ou próximo (na faixa de um metro) com pessoas infectadas através de secreções como saliva e secreções respiratórias ou de suas gotículas respiratórias, que são expelidas quando uma pessoa tosse, espirra, fala ou canta. As pessoas que estão em contato próximo (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem pegar a Covid-19 quando essas gotículas infecciosas entrarem na sua boca, nariz ou olhos.

 

Para evitar o contato com essas gotículas, é importante manter-se a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas, lavar as mãos com frequência e cobrir a boca com um lenço de papel ou cotovelo dobrado ao espirrar ou tossir. Quando o distanciamento físico (a um metro ou mais de distância) não é possível, o uso de uma máscara de tecido também é uma medida importante para proteger os outros.

 

Quanto tempo leva após a exposição à Covid-19 para desenvolver sintomas?

O tempo entre a exposição à Covid-19 e o momento em que os sintomas começam (período de incubação) é geralmente de cinco a seis dias, mas pode variar de 1 a 14 dias.

 

Casos suspeitos, o que fazer?

 

Saiba mais:

 

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal preparou um plano de ação e resposta para possíveis ocorrências da doença respiratória causada pelo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Nesta página você encontrará todas as informações sobre o assunto. Acesse também o site do Ministério da Saúde para maiores orientações.

 

 

 

 

 

 

Informações sobre leitos de UTI e exames:

 

 

 

 

Fluxograma de internação e alta covid

 

Notas técnicas e principais orientações para profissionais de saúde

 

Plano Popular de Enfrentamento à Covid-19

 

Plano de Contingência para o Coronavírus/ Covid-19

 

Número de profissionais de saúde, por categoria e locais de lotação, utilizados no atendimento direto aos casos de Covid-19

 

Informe aplicativo DF contra coronavírus

 


DESTAQUES MAIS ANTIGOS: 

 

Balanço Diário – Testagem Drive-thru

 

Balanço – Testagem Itinerante

 

Testagem nas unidades Básicas de Saúde DF

 

Painel de casos de Covid-19 em Policiais Penais no SPDF

 


DOCUMENTOS

 

Décimo Terceiro Informe Técnico sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

Portaria nº 970, de 29 de dezembro de 2020 que traz a nova composição dos membros do COECOVID-19-DF – Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo novo Coronavírus 19 (COVID-19) SES-DF

Diretrizes sobre o Diagnóstico e Manejo Clínico – Farmacológico (07/04/2021)

Circular nº 10 /2020 – SES/SAIS/COAPS – Assunto: Orientações para Referência de Urgências originadas da Atenção Primária à Saúde (APS) e a Regulação do Atendimento Pré-Hospitalar Secundário no âmbito do SAMU e das Regiões

●  Relação de documentos necessários para notificação correta de óbito suspeito ou confirmado por Covid-19

●  Nota Técnica COAPS – COVID-19 – versão 4 – Diretrizes de apoio clínico organizacional para a Atenção Primária

●  Nota Técnica NIVEIS DE RESPOSTA APS

 Cartilha Informativa sobre Coronavírus – Ministério da Saúde

 Decreto de emergência

 Portaria de criação do Centro de Operações de Emergência (COE)

 Informações Coronavírus GDF

 Plano de trabalho e Diretrizes para ampliação da testagem para COVID-19 para locais vulneráveis do DF
  Orientações para o acesso à cloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19

●  PORTARIA Nº 146, DE 09 DE MARÇO DE 2020 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO DF NO DIA 11/03/2020

 


ORIENTAÇÕES (Acesse as informações importantes para cidadãos, prestadores de serviços, laboratórios, empresas, farmácias, comércio, escolas, entre outros)

 

 


Confira os sintomas mais comuns de cada infecção respiratória:

 

 

Saúde Sem Fake News

 


Vídeos – Acesse o canal oficial da SESDF no Youtube