Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN)

Diretora: Grasiela Araújo da Silva
Telefones: (61) 3449-4537 (61) 3449-4​​​​​​538
Endereço: via L2 Norte no endereço SGAN Quadra 601 lotes “O” e “P” – Asa Norte / Brasília-DF – CEP: 70.830-010
E-mail: lacen.df@saude.df.gov.br

CONHECENDO O LACEN

O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) é o laboratório de referência vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. O LACEN-DF tem como função básica realizar o diagnóstico laboratorial oportuno, seguro e rápido a fim de contribuir para o controle epidemiológico e sanitário de uma população. No cumprimento de suas funções, ainda realiza diagnósticos clínicos e epidemiológicos a partir de amostras oriundas de pacientes suspeitos de doenças. As análises realizadas no LACEN-DF podem ter caráter fiscal e de orientação sobre os produtos e serviços de interesse em Vigilância Sanitária. Essas análises visam verificar a ocorrência de desvios de qualidade de produtos (alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde).

O laboratório se constitui como uma unidade que participa ativamente das ações de saúde, integrado às discussões e decisões do SUS, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir diagnósticos adequados e de qualidade, em tempo hábil, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais para os laboratórios de saúde pública.

A Diretoria do LACEN-DF tem como política estratégica a melhoria contínua da qualidade de seus serviços no cumprimento da sua missão, com o objetivo de garantir a oferta de serviços laboratoriais de qualidade, visando à melhoria do nível de satisfação de seus clientes.

EQUIPE – Atualmente, são aproximadamente 200 servidores distribuídos em seis gerências e 12 núcleos. A equipe é formada por farmacêuticos bioquímicos, biomédicos,médicos, enfermeiros, nutricionistas, biólogos, administradores, bibliotecários, além de analistas e técnicos em diversas áreas.

*Imprima aqui a Carta de Serviços

SERVIÇOS PARA VOCÊ

O LACEN-DF realiza cerca de 280 análises, contemplando as áreas de biologia médica, medicamentos, toxicologia e controle de qualidade em produtos e ambientes.

Os tipos de ensaios/análises/exames atualmente realizados no LACEN-DF evoluíram de acordo com as demandas de saúde da população, bem como da necessidade de adaptação aos novos métodos analíticos. O LACEN-DF vem passando por uma efetiva modernização da instituição, com o objetivo de ofertar uma maior variedade de ensaios com vistas à melhor garantia de controle da saúde da população. Esses serviços dependem de solicitação e encaminhamento médico nas unidades de saúde do Distrito Federal e/ou da ação “in loco” das Vigilâncias Sanitária e Ambiental, para coleta dos materiais a serem analisados.

LACEN – LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA

O LACEN-DF atua como Laboratório de Referência Regional para os diagnósticos laboratoriais de alguns agravos, tais como hanseníase, leptospirose, coqueluche, sarampo, rubéola, dengue, zika vírus, Chikungunya, difteria, enteroinfecções bacterianas (salmonelose, febre tifóide e cólera), febre amarela, meningites bacterianas, tuberculose, citomegalovírus, hantavirose, H1N1, HIV, contagem de células CD4+/CD8+, hepatites, e, ainda, infecções causadas por fungos que acometem pele, cabelo e unhas, helmintos e protozoários, tais como, malária, chagas, leishmaniose e filariose. Além de ações de controle da qualidade de alimentos, água de consumo humano, águas envasadas e não envasadas, águas de diálise e amostras ambientais, tais como solo e água de mananciais. Atua também complementando ações de investigação de surtos alimentares. Além do monitoramento terapêutico de medicamentos relacionados à saúde mental, transplantes e oncologia.

REQUISITOS

As análises e ensaios são sem custos ao cidadão por ser serviço público de saúde.
No caso de coleta de material biológico específico*, o requisito será uma prévia consulta médica para que o cidadão possa ser encaminhado ao LACEN-DF ou a uma Unidade de Saúde do DF para a realização dos exames com o pedido médico em mãos.
No caso de ensaios de medicamentos e/ou análises de alimentos, o cidadão deverá procurar a Diretoria de Vigilância Sanitária e se for análise de água, a Diretoria de Vigilância Ambiental, para solicitar as referidas coletas e posterior encaminhamento ao LACEN-DF.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para coleta de material biológico específico* o cidadão deve possuir:

  • Requisição médica;
  • Documento de identificação pessoal com foto (exceto para recém-nascidos, que devem apresentar certidão de nascimento);
  • Telefone para contato e cartão do SUS para coleta de material biológico.

Obs: Qualquer cidadão tem direito ao cartão do SUS, basta comparecer a um posto de saúde com documento de identificação pessoal e comprovante de residência que será realizado o cadastro.

ATENDIMENTO

E-mail: diretoria.lacendf@gmail.com e lacen.df@gmail.com
Endereço: Via L2 Norte no endereço SGAN Quadra 601 lotes “O” e “P” – Asa Norte / Brasília-DF – CEP: 70.830-010.
Horário: De terça à quinta das 08:00 às 10:00h, para coleta de material biológico específico* e de 08:00 às 16:00h para demais informações nos dias úteis.
Acesso: Linhas de ônibus 110 ou 115 saindo da Rodoviária do Plano Piloto, ou qualquer outra linha que acesse a L2 norte. Estacionamento para carros, motos e bicicletas.

Site: http://lacendf.saude.df.gov.br/

ETAPAS E PRAZOS

As análises laboratoriais variam de acordo com suas especificidades, com os laudos sendo liberados entre 5 e 60 dias, podendo ser verificado no site do LACEN-DF.

NORMAS E REGULAMENTAÇÕES

Portaria nº 254, de 24 de setembro de 2013
Decreto nº 21.776, de 29 de novembro de 2000
Decreto 34.213, de 14 de março de 2013
Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016

* coleta de material biológico específico:

As coletas realizadas pelo LACEN-DF, consistem em:

  • Amostras de superfícies (pele, unha, pelo, cabelo) para exame direto e cultura de fungos;
  • Pedido de 2° amostra solicitado por área técnica de exames realizados pelo LACEN-DF, vide site.