UPA 24h

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) atende casos emergenciais e, quando necessário, encaminha aos demais serviços hospitalares de maior complexidade no DF.
Quem procurar um hospital da rede pública de saúde em situações de baixa complexidade (sem risco de morte) será orientado a buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Ao chegar em uma unidade de urgência e emergência, o primeiro passo é fazer a ficha no guichê de atendimento. Em seguida, todos os pacientes passam pelo processo chamado Acolhimento e Classificação de Risco, que organiza o atendimento conforme a gravidade de cada caso e não apenas pela ordem de chegada.

Nos hospitais e UPAs, os principais atendimentos oferecidos são: clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, oftalmologia e cirurgia geral.

O atendimento é feito por um protocolo de cores que define a gravidade do caso e o tempo de espera previsto:

Vermelho – Emergência: risco imediato de morte. Atendimento imediato.

Laranja – Muito urgente: risco de piora rápida, precisa de atendimento médico e assistência contínua de enfermagem. Atendimento em até 10 minutos.

Amarelo – Urgente: casos que precisam de atendimento em tempo curto. Atendimento em até 60 minutos (obstetrícia até 30 minutos).

Verde – Pouco urgente: baixo risco de agravamento, podendo ser atendido na UBS de referência. Atendimento em até 360 minutos (obstetrícia até 120 minutos).

Azul – Não urgente: sem risco imediato, deve ser preferencialmente acompanhado na UBS de referência. Atendimento em até 720 minutos nos prontos-socorros e UPAs.

Gestantes, idosos e crianças com menos de 6 meses têm prioridade de atendimento em qualquer unidade.
Se o estado de saúde do paciente mudar enquanto aguarda, a equipe poderá reavaliar e reclassificar a prioridade.

No Distrito Federal, o Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as 13 UPAs estão sob gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

Quando procurar o serviço: 
– Parada cardiorrespiratória
– Dor no peito/dor cardíaca
– Falta de ar/dificuldade para respirar
– Convulsão
– Vômitos ou diarreias que não param
– Vômitos com sangue
– Dor abdominal, de moderada a grave
– Dor de cabeça intensa
– Rigidez na nuca
– Queda súbita de pressão
– Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH
– Dor aguda
– Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo)
– Envenenamento
– Tentativa de suicídio
– Dor e inflamação nos dentes

Pacientes graves: são encaminhados diretamente a Sala Vermelha da UPA. Se necessitarem de internação por um período maior que 24h serão encaminhados para um dos hospitais do DF

Pacientes em observação: são encaminhados para as salas de observação e nela permanecem por até 24h. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais que tiverem vaga.

Pacientes em estado pouco urgente: recebem atendimento médico e medicação. Se o médico achar necessário, a UPA oferece suporte para exames de emergência e raio-x.

Confira as UPAs nas regiões de saúde do DF:
Brazlândia
Ceilândia
Ceilândia II
Gama
Núcleo Bandeirante
Paranoá
Planaltina
Recanto das Emas
Riacho Fundo II
Samambaia
São Sebastião
Sobradinho
Vicente Pires

Confira o Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

2169163