18/03/2024 às 19h34

Abertura da Semana da Mulher na Câmara Legislativa destaca união em torno da pauta

Representantes dos poderes Legislativo e Executivo ressaltaram a sinergia em prol da população feminina

Agência Saúde-DF

A abertura da 1º Semana da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na tarde desta segunda-feira (18), foi marcada por oferta de serviços e compromissos públicos pela defesa da população feminina. O evento reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Secretária de Saúde ressaltou a importância das políticas públicas de saúde para as mulheres. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

"Do ponto de vista de políticas públicas para mulheres, estamos engajados com o Ministério da Saúde e ampliando todos os acessos na Atenção Primária, especializada e hospitalar", afirmou a gestora. O Governo do Distrito Federal [GDF] também foi representado pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e pela secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

A procuradora da Mulher da CLDF, Dayse Amarílio, destacou a importância da mobilização de todos para o enfrentamento de questões como o feminicídio. Já a deputada distrital Jaqueline Silva ressaltou a importância de eventos como o realizado pela CLDF. "Uma semana como essa é muito importante. Vamos ter a oportunidade de ouvir e de ter serviços fundamentais. É para isso que essa casa existe", pontua.

A programação contempla palestras, rodas de conversa, oficinas de beleza e orientações e atendimentos pelas mais diversas secretarias do GDF, Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). Além disso, o evento proporciona vacinação contra A hepatite B, febre amarela, tétano e a tríplice viral, além de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Autoridades do poder público participaram do lançamento da Semana da Mulher na Câmara Legislativa. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O evento também abre espaço a mulheres empreendedoras, com cerca de 40 expositoras do artesanato, além de food trucks. As carretas e ônibus de atendimentos e as expositoras ficarão na área externa da CLDF, na praça do cidadão, até o dia 20 de março. Já as palestras ocorrem no auditório e salas de comissões da Casa. A programação completa está no site da CLDF.