Agendamento para a Carreta da Mulher recebe elogios
Agendamento para a Carreta da Mulher recebe elogios
Por Arielce Haine, da Agência Saúde DFAtendimento à imprensa:(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Fazer a marcação com antecedência facilitou bastante
O agendamento para a Carreta da Mulher realizado pela Coordenação de Saúde agradou as pacientes do Riacho Fundo I. Segundo elas, fazer a marcação com antecedência, ao invés de pegar senhas para os exames no dia do atendimento, facilitou bastante porque não tiveram que madrugar nas filas.
“Tomara que continue porque não tem nem comparação. Já havia tentado outras vezes e dessa vez foi bem tranquilo” disse Maria de Lourdes Miranda, que chegou às 6h30 de segunda-feira (10) à Carreta da Mulher e às 9h30 já havia passado por três tipos de exames. “Só falta a mamografia e depois eu vou pegar os resultados no Centro de Saúde”, completou a paciente, satisfeita com o atendimento.
No Riacho Fundo I, o atendimento começou na quinta-feira (6) de março no estacionamento do Centro de Saúde 3, mas teve que ser transferido para a Administração Regional.
“As mamografias são exames que exigem uma carga grande de energia elétrica e a rede na proximidades do Centro de Saúde não foi suficiente para atender a unidade e a carreta, por isso, optamos por transferir os exames aqui para o estacionamento da Administração Regional”, disse Evillásio Ramos, diretor administrativo da Coordenação de Saúde do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo e Park Way.
A Carreta permanecerá no Riacho Fundo até o dia 14 e depois seguirá para o Núcleo Bandeirante, onde ficará de 17 a 28 de março, também ao lado da Administração Regional.
Para ter direito aos exames é preciso que as pacientes façam um agendamento nos dias 10 e 11 de março na Capela São José da Vila Cauhy, de 8h às 11h e de 14h às 17h ou nos dias 12 a 14, no auditório Garcia Neto, em frente à Administração Regional, também de 8h às 11h e de 14h às 17h.
O coordenador geral de saúdel, Pedro Zancanaro, relembra a importância da unidade móvel para a realização dos exames em sua regional. “É muito bom a gente poder contar com essa iniciativa da Secretaria de Saúde porque nos dá condições de avaliar adequadamente as nossas pacientes e agir a tempo nos casos que necessitam de tratamento”, ressalta.
Na Carreta são realizados exames de mamografia, ecografia e preventivo do câncer uterino. As ecografias necessitam de pedido médico e as mamografias também, para mulheres abaixo de 50 anos de idade. Mulheres entre 50 a 69 anos podem fazer as mamografias mesmo sem pedido do médico.
Para fazer o agendamento é importante levar RG e CPF, Cartão do SUS e pedido médico (em caso de ecografias e mamografia para mulheres até 50 anos).
A Secretaria de Saúde disponibiliza quatro Carretas da Mulher que percorrem simultaneamente as diversas cidades do Distrito Federal.