Boletim de covid-19 mostra aumento de novos casos e de taxa de transmissão no DF
Boletim de covid-19 mostra aumento de novos casos e de taxa de transmissão no DF
Secretaria de Saúde disponibiliza esquema vacinal completo em diversos pontos de vacinação
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
O último boletim epidemiológico de covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), com dados de 11 a 17 de fevereiro, registrou aumento do número de novos casos e da taxa de transmissão. Em 2024, são três óbitos registrados por covid-19, sendo dois confirmados em fevereiro.
Na semana anterior, a taxa de transmissão registrou 1,23 e, atualmente, está em 1,41. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas contaminadas transmitem a infecção para outras 141. Ao todo, foram registrados 1.967 novos casos na última semana. Em comparação, na semana de 4 a 10 de fevereiro, foram notificados 1.673 novos casos.
A última edição do boletim traz a notificação de quatro óbitos causados por covid-19. São dois casos de anos anteriores e dois ocorridos em fevereiro deste ano. Ressalta-se que as datas de ocorrência dos óbitos foram de 25/02/2021 (um óbito), 28/06/2022 (um óbito) e 10/02/2024 (dois óbitos). Dentre os óbitos, um ocorreu em menor de dois anos, dois de idades entre 30 a 49 anos e um de 60 a 69 anos. Três dos casos apresentavam comorbidades.
As datas diversas dos óbitos notificados decorreram devido ao grande volume de óbitos durante o período mais crítico da pandemia, no qual nem todos os resultados dos exames eram conclusivos. Para estes casos, em meio ao cenário, o Ministério da Saúde não estabeleceu prazo para investigação epidemiológica.
A partir do final de 2022 a início de 2023, a SES-DF manteve as informações atualizadas e, aos poucos, revisitava os casos não concluídos. “Qualquer caso de óbito não concluído pode ser revisitado. Casos complexos precisam de uma melhor investigação e, à medida que o tempo passa, é mais complexo resgatar informações clínicas e resultados, por isso ainda hoje trazemos as informações dos casos anteriores”, explica o diretor de vigilância epidemiológica da SES-DF, Adriano de Oliveira.
Todos os óbitos confirmados são relacionados no boletim, computados no número total de casos e encaminhados ao Ministério da Saúde. A SES-DF reforça que até este momento são três óbitos por covid-19 ocorridos em 2024.

Vacinação
Qualquer pessoa com cinco anos de idade ou mais – incluindo adolescentes, adultos ou idosos –, que não receberam nenhuma dose contra a covid-19, poderá iniciar ou completar o esquema vacinal na rede de saúde pública do DF.
A SES-DF disponibiliza a vacina de covid-19, de segunda a sexta-feira, em diversos pontos de vacinação que podem ser conferidos neste link. Quem nunca tomou a vacina poderá iniciar o esquema vacinal primário (D1 + D2) ou completá-lo com a vacina monovalente ou bivalente.
Importante ressaltar que o Ministério da Saúde liberou uma dose de reforço da bivalente aos grupos prioritários: idosos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas privadas de liberdade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; profissionais do sistema prisional; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas imunocomprometidas; com comorbidades ou deficiência permanente (com cinco anos de idade ou mais, de acordo com a avaliação da equipe de saúde); e pessoas em situação de rua.
Para vacinar, basta levar o documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Caso não tenha o cartão de vacina, é possível solicitar um na Unidade Básica de Saúde (UBS).
