24/09/2013 às 19h49

Campanha de doação de órgãos será lançada nesta quarta-feira

DF é o 1º no Brasil em doações por milhão de habitante


O Dia Internacional de Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro, será lembrado nesta quarta-feira (25), pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do DF, durante solenidade às 10h30, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que será lançada a campanha nacional para incentivar a doação voluntária de órgãos no Brasil.

Segundo a coordenadora da Central de Captação de Órgãos da SES/DF, Daniela Salomão, a data deve ser comemorada principalmente no DF. “Alcançamos o primeiro lugar nacional em doações de órgãos por milhão de habitante, atingindo números semelhantes ao da Espanha, país de referência”, comenta.

A doação de órgãos no DF aumentou 40% no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro e julho deste ano foram captados 42 órgãos, enquanto nos mesmos meses de 2012 foram 25.

Em 2012, foram feitos 576 transplantes na capital federal. Apenas nos seis primeiros meses ano deste ano foram realizados 293 procedimentos e a expectativa da SES/DF é ultrapassar os números do ano passado. Dos 293 transplantes registrados no primeiro semestre de 2013, 184 foram de córnea, 64 de rim, 24 de fígado, 17 de coração e quatro de medula.

Os transplantes de fígado e de coração são realizados no Instituto de Cardiologia do DF, que mantém parceria com a Secretaria de Saúde. Os procedimentos de rim são executados no Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília e clínicas particulares conveniadas, que também fazem transplantes de córnea.

A solenidade desta quarta-feira encerra a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que foi aberta com caminhada em prol da vida no último domingo (22), no Parque da Cidade. “O objetivo da Semana é estimular a doação de órgãos e tecidos em todo o Brasil”, enfatiza a coordenadora Daniela.

Patrícia Kavamoto