Caps AD III de Ceilândia celebra o décimo sexto aniversário
Caps AD III de Ceilândia celebra o décimo sexto aniversário
Com tema junino, festa contou com a participação da comunidade e serviu de estímulo ao protagonismo de pacientes
Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
O Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas (Caps AD) III de Ceilândia celebrou o seu décimo sexto aniversário neste mês de agosto. A festa, que teve como tema o típico festejo junino, reuniu pacientes, familiares, profissionais de saúde e contou com a participação da comunidade local.
Ao som de boa música, os participantes puderam dançar forró, deliciarem-se com comidas de milho, além de divertirem-se com gincanas e encontros. O engajamento durante a preparação serve de estímulo ao protagonismo do indivíduo.
"Este é um momento de interação da comunidade, um ambiente em que o paciente sente-se pertencente ao território dele", explica a gerente da unidade, Suelen Coimbra.
A proposta, que se tornou tradição, é gratuita e colaborativa. "Os pacientes se envolvem muito na construção dessa festa. É um evento que marca muito a trajetória do Caps”, afirma.

Atenção Psicossocial
Os Caps são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas. Os serviços são de caráter aberto e comunitário - inseridos na comunidade e sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço.
A assistência em saúde mental é realizada por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar. As atividades podem ser coletivas, com grupos de usuários, ou individuais.
Atualmente, são 18 Caps de todas as modalidades distribuídos pelas Regiões de Saúde do DF. As unidades Tipo III funcionam 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. Clique aqui para localizar a unidade mais próxima.
