Carreta da Mulher chega a Santa Maria
Carreta da Mulher chega a Santa Maria
As usuárias vão poder fazer exames de ecografia, mamografia e preventivo
A Carreta da Mulher chegou novamente a Santa Maria. Ela está estacionada no Centro de Saúde nº 02 do setor Norte, quadra 217/317. As moradoras da região administrativa vão poder realizar exames de ecografia, mamografia, ultrassonografia e exames preventivos de câncer do útero. Os atendimentos vão acontecer de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 28 de fevereiro. No mês de maio ela volta e vai ficar estacionada no Centro de Saúde nº 01.
O gerente do Centro de Saúde, Alexandre Eustáquio Rezende, explicou como funciona a marcação. “Nos primeiros dias, a demanda estava sendo espontânea. Mas devido à alta demanda, começamos a marcar para os próximos dias”. São feitas cerca 25 exames de cada tipo por período. “A carreta faz 25 prevenções, 25 mamografias, 25 ecografias e ultrassonografia. São realizados cerca de 200 exames por dia”, disse Alexandre.
Os resultados dos exames de imagem ficam prontos no mesmo dia e da prevenção, uma semana depois. “A paciente vem buscar o exame no Centro e o mesmo será entregue por um médico”, explicou o gerente.
A moradora de Santa Maria, Mariana Carvalho, vai realizar os exames de mamografia e ecografia da tireoide. “Essa carreta é boa porque os exames vão ser realizados com rapidez, além dos resultados saírem logo”.
Quatro carretas da mulher atendem a população de Brasília. Elas são equipadas com dois consultórios montados na carreta e é composta por equipes multidisciplinar, como médicos, enfermeiros e técnicos. Atualmente elas estão estacionadas em Taguatinga, Ceilândia e na Fercal.
Por Larissa Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226