Ceilândia terá Dia D suplementar de vacinação antirrábica
Ceilândia terá Dia D suplementar de vacinação antirrábica
Leandro Cipriano, da Agência SaúdeArte: Danielle Freire

Moradores de Ceilândia que possuem cães e gatos não imunizados contra a raiva podem levá-los para vacinar no próximo sábado (1º/12), das 8h às 13h. O objetivo deste Dia D suplementar é elevar a cobertura vacinal, uma vez que a região administrativa atingiu apenas 50% do público-alvo durante a campanha de vacinação antirrábica de 2018. A meta estipulada pelo governo federal é de 80%.
“Ceilândia será nossa primeira parada, pois possui o maior número de habitantes e, por consequência, maior número de cães e gatos”, explicou o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Rafael Azevedo.
Ao todo, serão abertos Arquivo em Anexo 130 postos de vacinação antirrábica na região administrativa, com a participação de aproximadamente 140 colaboradores. Entre eles, servidores, estudantes universitários e agentes da Força Nacional de Proteção Ambiental (OSCIP).
Além disso, a expectativa é organizar vacinações itinerantes nas demais regiões administrativas que não conseguiram atingir a meta de imunização animal.
As regiões administrativas com menor cobertura antirrábica no DF foram Sudoeste, Asa Sul, Águas Claras, Lago Norte, Asa Norte, Cruzeiro, Itapoã, Ceilândia, Lago Sul e Guará. As que tiveram maior cobertura foram Fercal, Sobradinho I, Brazlândia, Paranoá, Candangolândia, Varjão, Núcleo Bandeirante e Gama.
MUDANÇAS – Para melhorar a cobertura vacinal contra raiva em cães e gatos, a Secretaria de Saúde promoveu, neste ano, mudanças na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A ação se estendeu ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, pelo período de 12 semanas, em vez de ser realizada apenas em três finais de semana, como nos anos anteriores.
Além disso, promoveu uma campanha itinerante em todo o território do DF, envolvendo condomínios, comunidades rurais e áreas urbanas, permitindo que a população vacinasse seus animais nos dias úteis.
Outra novidade foi o chamado Dia D, data em que se concentram esforços para atingir o objetivo final. A campanha teve dois, em 21 de julho e 29 de setembro, para as áreas urbanas e, em 25 de agosto, na zona rural. Foram disponibilizados mais de 80 postos para vacinação em todo o Distrito Federal.
Ao longo dos meses de julho a setembro, a expectativa da Secretaria de Saúde era vacinar, durante a campanha, cerca de 270 mil cães e gatos, o que equivale a 80% do público-alvo. Contudo, foram imunizados 180.470 animais, o que representou 53% da meta. A população estimada de cães e gatos no DF é de aproximadamente 340 mil.