Complexo de Oncologia é referência no Hospital de Base
Complexo de Oncologia é referência no Hospital de Base

Centro atendeu 30 mil pacientes e realizou mais de 400 cirurgias neste ano
Desde o início do ano, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), já atendeu 30 mil pacientes e realizou mais de 400 cirurgias de câncer.
O Cacon é composto pela Unidade de Oncologia Clínica, Unidade de Cirurgia Oncológica, Quimioterapia, Radioterapia e uma equipe de oito médicos, especializados na doença, que tratam diagnósticos de câncer confirmados por biópsia, câncer de pele, tumores diversos do aparelho digestivo, entre outros.
De acordo com o coordenador do Centro, Gustavo Gouveia, o desenvolvimento deste serviço foi um avanço no atendimento ao paciente com câncer no DF. “Acredito que podemos avançar e melhorar cada vez mais. Uma das metas é criar um hospital exclusivamente oncológico para podermos aumentar o número de atendimento, visto que temos uma alta demanda dos serviços emergenciais no Hospital de Base”, revela.
Para o paciente Alexandre Dourado de Barros, que passou recentemente por uma cirurgia no Hospital de Base, o atendimento, desde a biopsia até a cirurgia, foram excelentes. “Fiquei muito satisfeito com todo o processo. Eu tinha um tumor no estômago e após vários exames e cirurgia minha saúde está controlada, estou muito bem”, afirmou.
Serviço
Os agendamentos de consultas são feitos via marcação e encaminhamento com parecer pelas regionais de saúde, ou via encaminhamento diretamente ao ambulatório de triagem da unidade, que funciona diariamente das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O atendimento é voltado para adultos e os casos de crianças são encaminhados ao Hospital de Apoio.
Alessandra Franco