28/02/2014 às 20h29

Cuidado com o golpe "Boa Noite Cinderela"

Por Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DFAtendimento à imprensa:(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Prevenir casos de violência sexual durante o carnaval

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta sobre o golpe “Boa Noite Cinderela” durante as festas de carnaval. Em 2013, durante o período de festas, foram notificados pela SES-DF, 75 casos de violência sexual. É comum o golpe acontecer com mulheres, mas homens também estão sujeitos ao perigo.

A coordenadora do Programa Violeta que atende vítimas de violência no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), Elizabeth Maulaz, alerta a população que vai curtir as festas de carnaval, a não aceitar bebidas ou comida de estranhos, ficar atenta aos copos em que estiver bebendo e sempre andar acompanhada com alguém de confiança. “As pessoas nunca acham que isso pode acontecer com elas, mas é importante estarem atentas para não cair no golpe”, comenta.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil a cada hora, seis pessoas são vítimas de estupro. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da SES-DF (SINAN), também informam que durante o ano passado, foram notificados 962 casos de estupro no DF.

Elizabeth Maulaz explica que em caso de estupro a pessoa deve se dirigir o mais rápido possível ao Pronto Socorro de algum hospital da Rede Pública de Saúde para receber os medicamentos que previnem DSTs, Aids e gravidez decorrente de estupro. “Quanto mais rápido a pessoa for atendida mais eficaz será o tratamento contra as doenças e uma possível gravidez”, concluí.

Saiba mais:

O Golpe “Boa Noite Cinderela” pode se referir a um crime que consiste em drogar uma vítima para roubá-la ou estuprá-la. Em comum essas drogas apresentam um efeito depressor sobre o sistema nervoso central, principalmente quando combinadas com o álcool. O efeito pode durar horas e causar risco de morte por parada cardiorrespiratória ou outros efeitos de intoxicação.