24/01/2025 às 17h33

DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS

Iniciativa vai reorganizar os fluxos das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde-DF

O Distrito Federal terá um investimento de R$ 24 milhões em 2025 para fortalecer a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Mais Especialistas (PMAE), realizado em parceria com o Ministério da Saúde, vai reorganizar os fluxos das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia.

Iniciativa irá reorganizar os fluxos das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“Trouxemos estas especialidades para fortalecer as redes de saúde. O programa irá suprir gargalos e permitirá um trabalho mais otimizado na trilha dos pacientes”, explica o subsecretário de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF), Maurício Fiorenza. A pasta trabalha no planejamento para a implantação do PMAE, previsto para ocorrer a partir de maio. 

O PMAE pretende otimizar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, além de reduzir o tempo de espera nas filas, desde a porta de entrada do usuário pela Atenção Primária, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ideia é que o paciente não precise entrar em diversas filas e que os serviços de saúde sejam demandados por meio das Ofertas de Cuidado Integral (OCIs).

De acordo com o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, o objetivo é mudar a ótica da linha de cuidado, para dar mais celeridade ao atendimento dos pacientes. “De maneira geral, é o embrião da mudança na linha de cuidado e na regulação do paciente, em que ele já passa pela consulta e termina no diagnóstico. É uma mudança da gestão das filas de regulação”, detalhou.

Gestores da Secretaria de Saúde trabalham para a implantação do programa. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF