06/11/2021 às 12h35 - Atualizado em 06/11/2021 às 12h35

É falsa a informação sobre o Hran não aplicar soro antiescorpiônico

Mensagem que circula no Whatsapp diz que o hospital não aplica mais o soro contra picada de escorpião, o que só aconteceu em 2020, quando a unidade atendia apenas casos de covid-19 no pronto-socorroFake News

CAMILA HOLANDA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

 

Há uma mensagem circulando pelo aplicativo de mensagens Whatsapp dizendo que o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) "não estaria mais atendendo casos de vítimas de animais peçonhentos". O texto traz, ainda, uma lista de locais onde os pacientes, supostamente, poderiam encontrar diversos soros oferecidos pela rede pública.

   

A Secretaria de Saúde informa que não há desabastecimento deste tipo de soro nas unidades de saúde do Distrito Federal. No pronto-socorro do Hran estão disponibilizados os soros antiescorpiônico, antiofídico, antibotrópico, anticrotálico e antiaracnídeo, utilizados em casos de picadas de animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e serpentes.

 

O Hran também está abastecido com o soro antirrábico, para uso em caso de mordidas de cães com suspeita de raiva.

O estoque desse tipo de medicamento é conferido semanalmente e, caso seja verificada alguma falta, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica solicita o reabastecimento à Rede de Frio Central.

 

Saúde Sem

 

Recebeu uma notícia suspeita? Desconfie e, na dúvida, não compartilhe! A página Saúde Sem Fake News foi criada para que esse tipo de conteúdo possa ser checado e devidamente esclarecido. Se receber alguma informação sobre a Secretaria e achar que é falsa, pode remetê-la para o e-mail  portalsaudedf@saude.df.gov.br.

 

Vale destacar que o canal não funciona como um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente neste espaço se são verdade ou mentira, bem como nas nossas redes sociais.