16/07/2025 às 10h41

Entregadores por aplicativo recebem orientações de saúde em ação do Projeto Juntos pela Vida

Iniciativa da Secretaria de Saúde e do DER abordou, entre outros tópicos, prevenção de acidentes, ergonomia e cuidados auditivos

Larissa Lustoza, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), promoveu, nesta terça-feira (15), uma atividade de prevenção e cuidado aos entregadores por aplicativo que utilizam bicicletas. Parte do projeto "Juntos pela Vida", a ação focou em doenças relacionadas ao trabalho, orientações sobre ergonomia, perda auditiva e outros cuidados essenciais para a saúde dos profissionais. 

Durante o encontro, foram discutidos os principais problemas de saúde enfrentados por quem utiliza a bicicleta como ferramenta de trabalho. Um dos alertas foi em relação à perda da capacidade de ouvir e compreender sons. 
 

Objetivo é dar voz aos trabalhadores junto às empresas para que mais medidas de segurança e qualidade sejam adotadas. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

“Eles estão todo dia no trânsito, ouvindo buzinas, barulho e passando por estresse. Uma das orientações que passamos é para não colocar o fones, porque o ouvido tem uma capacidade limitada. A longo prazo, pode haver perda auditiva”, explica a Diretora de Saúde do Trabalhador na SES-DF, Elaine Morelo. 

Os temas consideraram as principais reclamações recebidas pelos trabalhadores da área. O objetivo, segundo a diretora, é dar voz aos profissionais para que empresas invistam em mais segurança e qualidade.

O entregador por aplicativo Alexandre Lima, 48, participou de todos os eventos promovidos pelo projeto até agora. “Senti que as ações me trouxeram mais produtividade e respostas, já que, entre nós, não é comum comentar sobre esses assuntos. Então, é bacana que alguém nos oriente."

Temas do evento consideraram as principais reclamações recebidas pelos trabalhadores da área.  Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Resultados positivos

Esta foi a quarta atividade do projeto neste mês, que já promoveu iniciativas voltadas às mulheres entregadoras, motociclistas e oficinas sobre direção segura. Segundo a Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno (Atam DF/GO), os 140 profissionais que participaram das atividades neste semestre não registraram nenhum acidente de trabalho.

“Além do treinamento em pilotagem, frenagem, condução etc., tivemos treinamento do que fazer em caso de acidente, como levantar a moto, como instruir as pessoas ao redor, o que verificar caso veja outra pessoa em um acidente”, elenca o secretário executivo da Atam DF/GO, Abel Santos. 
 

Segundo associação, os 140 trabalhadores que participaram das atividades não registraram nenhum acidente.  Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF