Equipamentos de limpeza são repostos nos hospitais públicos do DF
31/03/2020 às 16h38
Equipamentos de limpeza são repostos nos hospitais públicos do DF
Nova empresa levou materiais retirados abruptamente pela gestora anteriorLeandro Cipriano, da Agência Saúde Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde
Os equipamentos de limpeza retirados sem aviso prévio de hospitais públicos do Distrito Federal pela empresa Ipanema foram repostos nas unidades de saúde, nesta terça-feira (31), sem prejuízo aos pacientes e profissionais de saúde. Materiais como dispensadores de álcool em gel, lixeiras, sabonetes, papel higiênico e papel toalha foram trazidos, com antecedência, pela empresa BRA, vencedora do novo contrato com a Secretaria de Saúde. O abastecimento ocorreu desde o período da manhã, para minimizar o impacto das retiradas abruptas dos equipamentos. “Os serviços de higiene e limpeza estão plenamente estabilizados. A nova empresa fez a parte dela, em tempo hábil, repondo todo o material necessário”, afirmou Fernanda de Souza, diretora do Hospital Regional do Guará (HRGu), uma das unidades afetadas. A gestora ressaltou o papel fundamental dos servidores na ocasião, ao evitarem que nenhum paciente ficasse desassistido durante a situação. “Graças a organização das equipes de saúde em relação as rotinas, os nossos pacientes não foram prejudicados”, destacou.
ENTENDA O CASO – A empresa Ipanema retirou vários equipamentos de limpeza de hospitais públicos na madrugada de segunda-feira (30). O motivo foi ter perdido a licitação para continuar como gestora dos contratos de limpeza das unidades de saúde. Contudo, a empresa Ipanema descumpriu o acordo firmado com a Secretaria de Saúde e não aguardou a substituição, em tempo hábil, programada para hoje, dos materiais de limpeza que mantinha nestes hospitais. “A empresa não esperou a transição ocorrer de forma adequada e retirou os equipamentos que tinha nos hospitais. Mas a situação foi normalizada a tempo, para não trazer prejuízos à população”, informou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. “Ainda assim, pedimos desculpas aos pacientes e profissionais de saúde por qualquer transtorno, apesar de o problema ter ocorrido entre as empresas”, ressaltou. A departamento jurídico da Secretaria de Saúde avaliará as medidas judiciais cabíveis a serem tomadas contra a empresa Ipanema pela forma como atuou nesse episódio, colocando em risco a saúde de pacientes e profissionais de saúde nestas unidades.