Especialista esclarece que doença de Gota ocorre mais em homens
Especialista esclarece que doença de Gota ocorre mais em homens
Bianca Lima, Agência Saúde DF

Inchaço com fortes dores podem indicar primeiros sintomas
A Gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações. Existem dois tipos, a gota aguda que é dolorosa e geralmente afeta uma articulação e a crônica que consiste em episódios repetidos de dor e inflamação que podem envolver mais de uma articulação. Na maioria das vezes a primeira crise pode durar de 3 a 10 dias.
A coordenadora de Reumatologia da SES/DF, Jamille Cordeiro explica que podem existir duas causas para a doença. “A ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins, sem a eliminação adequada há um aumento da concentração desse ácido úrico no sangue. A outra causa menos comum é a produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um defeito enzimático, neste caso a pessoa produz uma grande quantidade de ácido úrico e os rins não conseguem eliminá-la”, informa.
A gota é mais comum em homens, mulheres após a menopausa e em pessoas que bebem álcool em excesso. Pacientes que fazem uso de determinados medicamentos diuréticos também podem ter níveis mais altos de ácido úrico no sangue. A Gota pode se desenvolver ainda em pacientes com diabetes, doença renal, obesidade, anemia falciforme e outras anemias.
Na maioria das vezes o primeiro sintoma da doença é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte, a primeira crise pode durar de 3 a 10 dias e após esse período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure uma ajuda médica imediata. Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações, sem tratamento o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade da dor aumentar.
O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.
“Só é possível fazer o diagnóstico da gota na primeira crise se forem encontrados cristais de ácido úrico no líquido aspirado da articulação, caso contrário, não é possível fazer o diagnóstico antes de descartar outras causas possíveis. Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita de desenvolvimento da doença, o médico deverá indicar uma nova dosagem dentro de duas semanas, um exame de raio-X pode ajudar a definir o caso”, explica a coordenadora.
Tratamento
Não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontece devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e consequentemente evitar as crises de gota.
O paciente que tiver os sintomas deve procurar um clínico geral que irá fazer os primeiros exames e fazer um encaminhamento para um reumatologista. As unidades de saúde que possuem a especialidade são: HBDF, HRAN, HRC, HRPa, HRG, HRS e HRT. A SES/DF realizou mais de 31 mil consultas ambulatoriais em reumatologia e em reumatologia pediátrica em 2013. A rede conta com 25 profissionais reumatologistas habilitados para tratamento de doenças reumáticas.