18/01/2024 às 13h50

GDF amplia ações de combate à dengue

Boletim epidemiológico mostra novo aumento no número de casos. Mais unidades de saúde vão abrir aos sábados e domingos. Tendas para atendimento serão montadas junto a nove administrações regionais

Humberto Leite, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) revela o registro de 5.275 casos prováveis de dengue entre os dias 7 e 13 de janeiro de 2024. Desde o início do ano, foram 7.329 casos prováveis notificados no período, um aumento de 435% frente ao mesmo período do ano passado, quando os registros chegaram a 1.370. Até 16 de janeiro, foram confirmados dois óbitos por dengue em residentes do DF.

Os números foram apresentados nesta quinta-feira (18), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, quando também foi feito o detalhamento de novas ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para prevenção, combate ao mosquito e atendimento a pacientes. “Nós vamos tomar novas medidas a partir de agora. Vamos levar a presença do Estado para mais perto do cidadão”, afirma o chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha.

Ação do Governo do Distrito Federal se destaca pela integração de órgãos em esforço conjunto para o enfrentamento da dengue. Foto: Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Entre as principais medidas anunciadas estão o atendimento à população em tendas localizadas junto às sedes das administrações regionais de nove Regiões Administrativas com maior aumento no número de casos prováveis: Ceilândia (1.855 notificações), Samambaia (521), Sol Nascente/Pôr do Sol (496), Brazlândia (476), Taguatinga (327), Santa Maria (202), Recanto das Emas (191), São Sebastião (99) e Estrutural (70).

As tendas oferecerão tratamento para casos leves de dengue, com hidratação dos pacientes, além de ser feita a testagem e dadas orientações sobre como enfrentar os sintomas. Os espaços vão funcionar diariamente das 7h às 19h, havendo a previsão inicial para o serviço ser oferecido ao longo dos próximos 45 dias. Outra medida é a de que cada Região Administrativa contará com pelo menos um veículo de aplicação do inseticida contra a dengue, o "fumacê".

Além disso, a partir do próximo fim de semana, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão abrir durante o sábado (20) e o domingo (21), das 7h às 19h: UBS 1 Riacho Fundo I, UBS 1 Riacho Fundo II, UBS 1 Núcleo Bandeirante, UBS 1 Estrutural, UBS 1 Guará, UBS 2 Ceilândia e UBS 2 Brazlândia.

A rede de Unidades Básicas de Saúde é indicada para atendimento de casos leves de dengue. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF 

Além delas, outras 60 UBSs já funcionam aos sábados, das 7h às 12h, e 14 UBSs fazem atendimentos de segunda a sexta-feira, até as 22h. A lista completa está disponível no site da SES-DF. Nos dias úteis, 40% da força de trabalho das 623 equipes da estratégia saúde da família, vinculadas à rede de 176 UBSs, estarão voltados para a chamada “demanda espontânea”, quando o paciente chega sem marcação prévia.

“Estamos adotando todas as medidas necessárias para o enfrentamento ao mosquito”, disse a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. A gestora ressaltou ainda ter feito desde o ano passado o reforço dos estoques de medicamentos e insumos. Além disso, destacou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais estão preparados para receber os pacientes com sintomas de agravamento da dengue, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes e agravamentos. A rede pública conta com 2.666 leitos de enfermaria e 568 de unidades de terapia intensiva, sendo 371 para adultos. “Estamos trabalhando para haver um giro de leitos para termos uma reserva”, acrescenta.

As ações do fumacê ocorrem diariamente para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foto: Tony Winston/Arquivo/Agência Saúde-DF

A secretária de Saúde destacou a importância da parceria com outros órgãos do GDF para realizar um amplo combate à dengue. A coletiva de imprensa contou com a presença das chefias máximas do Corpo de Bombeiros (CBMDF), Defesa Civil, Polícia Militar, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). “A dengue exige a força e a união de todo o governo”, define Lucilene Florêncio.

No próximo sábado (20), estes órgãos serão mobilizados em mais um dia de intensificação do combate à dengue, nos moldes da ação realizada no sábado anterior no P Sul, em Ceilândia. Desta vez, a Região Administrativa escolhida foi Samambaia, com as atividades ocorrendo a partir da sede da UBS 12 (QR 210 Conjunto 20). O trabalho conjunto, contudo, ocorre diariamente, com destaque para a limpeza urbana realizada pelo SLU, as visitas domiciliares sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros e o recolhimento de restos de podas de árvores a ser intensificado pela Novacap.

A SES-DF também realizou, nesta terça-feira (16), uma reunião com municípios do Entorno para tratar de ações integradas no combate à dengue.