28/10/2021 às 18h49

Governador e secretário inauguram PET-CT do Hospital de Base

Equipamento permite o rastreio e diagnóstico de alguns tipos de cânceres com maior precisão por meio de tomografia computadorizada

CAMILA HOLANDA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

O Governo do Distrito Federal inaugurou, nesta quinta-feira (28), o equipamento PET-CT instalado no Hospital de Base. Trata-se de uma máquina de Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons que, desde 2013, aguardava instalação no Núcleo de Medicina Nuclear do HB. A partir de agora, os pacientes da rede pública contam com mais um serviço de exame de imagem de última geração que pode diagnosticar alguns tipos de cânceres.

 

“Esse aparelho estava parado nos corredores do hospital há quase 10 anos e, graças ao trabalho do general Pafiadache e do general Gislei, conseguimos realizar a instalação e agora o aparelho está pronto para atender a população do Distrito Federal”, comemora o governador Ibaneis Rocha durante a inauguração.

 

A entrega do PET-CT é bastante representativa para o general Manoel Pafiadache, que foi diretor administrativo do, então, Instituto Hospital de Base, entre 2018 e 2019. “Quando fui gestor aqui, montamos um grupo de trabalho, fizemos todas as tratativas e assinamos o contrato para a empresa realizar a adequação do espaço e a instalação do aparelho. É uma satisfação enorme inaugurar esse equipamento hoje”, conta o secretário.

 

O PET-CT realiza o PET Scan, um exame de imagem que avalia o metabolismo das estruturas corporais, sendo fundamental na avaliação de pacientes oncológicos. Quando bem empregado, o resultado do exame pode alterar a conduta médica em até 30% dos casos. “É um aparelho essencial, não existe oncologia sem PET-CT”, enfatiza Rodrigo Guimarães, chefe da Medicina Nuclear.

 

Ao todo, 18 colaboradores estão envolvidos na operação do aparelho, dentre médicos, farmacêuticos, físicos e administrativos. O equipamento tem capacidade instalada de realizar até 10 exames por dia, totalizando 2,6 mil exames por ano. “O PET-CT faz com que o diagnóstico seja mais preciso. Assim, além de levar melhores condições de tratamento para o paciente, traz economia de recursos para a Secretaria”, conclui o general Pafiadache.