02/12/2013 às 20h10

Hospital de Base ganha tomógrafo de última geração

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DFAtendimento à Imprensa:(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Equipamento realiza 36 exames por dia

Os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal contam com um novo aparelho de tomografia computadorizada (Raios X e Raios gama/contraste), para realização de exames de abdômen, tórax, crânio, órgãos e vasos sanguíneos. No equipamento são feitos em média 36 procedimentos por dia, para diagnóstico de doenças como câncer, mutações genéticas, traumas, fraturas, alterações neurais, tumores, entupimento de artérias, entre outros.

O novo aparelho faz estudos funcionais e anatômicos, sem cortes, por técnica assistida por computador, onde dados são organizados para formar imagens "em fatias" do corpo humano. Para a chefe da Unidade de Radiologia do Hospital de Base, Jozephina Guerra, o aparelho permite maior detalhamento nos estudos e diagnósticos de doenças, além de melhorar o tempo e a eficiência do diagnóstico sem anestesia.

"Podemos diagnosticar patologias graves e com mais complexidade na análise. Alguns estudos como a angiografia coronariana (do coração), por exemplo, estão viabilizados com esse novo aparelho. Antes, os exames envolviam muita radiação e contraste, agora há utilização de radiações e contrastes mínimos e sem anestesia", ressalta.

O HBDF também dispõe de outras tecnologias que permitem estudos e análises de doenças como: ressonância magnética nuclear e a ultrassonografia.

A Unidade de Radiologia do HBDF atendeu 96.056 pacientes de janeiro a outubro desse ano com exames de Raios X Geral/Contrastados (58.413); tomografias computadorizadas (17.114); ressonância magnética (4.361); ultrassonografia (7.987); U.S Doppler (529); U.S. Biopsia (391); densitometria óssea (3.783) e mamografia (3.478).

Outra melhoria do novo equipamento é a redução do tempo gasto para o exame de tomografia. O aparelho realiza mais exames por consulta. "O atendimento melhorará também no aspecto de agilidade e eficiência pois o equipamento permite a realização de mais tipos de exames. E o tempo gasto, em média, é de 20 minutos", constata a especialista.

A marcação de exames é feita pelo sistema de regulação da Secretaria de Saúde. Os encaminhamentos podem ser feitos nas regionais de saúde ou postos de saúde. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 7h às 19h.