Hospital de Planaltina implanta classificação de risco
Hospital de Planaltina implanta classificação de risco

Protocolo de Manchester com validação científica
Identificação e atendimento mais rápidos de pacientes graves. Estas são algumas vantagens do Sistema Manchester de Classificação de Risco, que começou a funcionar, nesta quarta-feira (14), no Hospital de Planaltina. Foram instalados dois aparelhos para aplicar o novo método nos pacientes.
O Sistema de Triagem de Manchester é um protocolo com validação científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto-atendimento.
O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após isto, o paciente é direcionado para a sala de triagem. O enfermeiro identifica a queixa principal e por meio dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. “Baseado nas respostas do paciente é atribuída uma prioridade clinica associada a uma cor. São elas vermelho (emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não urgente)”, explica o coordenador da Política Nacional de Humanização do Hospital de Planaltina, Fábio Tomaz da Silva.
Atendimento
Para Fábio, o protocolo tem tudo para melhorar o atendimento. “Quem mais ganha com isso é o paciente”, explica.
Os enfermeiros e médicos foram treinados sobre o Sistema Manchester de Classificação de Risco para implantação do sistema.
Outras Unidades já contam com o serviço:
- Hospital de Base
- HMIB
- Hospital de Taguatinga
- HRAN
- Hospital de Ceilândia