02/12/2024 às 09h25

Iniciativa de servidores da Saúde é premiada na “19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”

A assistência integrada na obstetrícia do Hospital Regional de Samambaia foi um dos projetos agraciados

Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Uma iniciativa da equipe do Centro Obstétrico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) foi premiada na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Intitulado “Modelo de assistência colaborativa entre médicos e enfermeiros obstetras em um hospital do Distrito Federal”, o projeto foi laureado na modalidade de “gestão e planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O projeto relatou a implementação da enfermagem obstétrica no HRSam a partir de 2021, que resultou em um novo modelo de assistência compartilhada entre as equipes médica e de enfermagem. A maior autonomia dos enfermeiros obstetras no acompanhamento aos partos fortaleceu a humanização do cuidado conferido às mães, impactando na qualidade do atendimento e no tempo de recuperação das puérperas.
 

Iniciativa premiada foi a de “Modelo de assistência colaborativa entre médicos e enfermeiros obstetras em um hospital do Distrito Federal”. Foto: Mariana Raphael/Agência Saúde-DF


A nova gestão de funções atribuiu os casos de maior complexidade aos médicos e os partos de risco habitual aos enfermeiros obstetras. Um dos principais resultados dessa iniciativa foi a redução das ocorrências de episiotomia nas parturientes (corte cirúrgico na região do períneo para ampliar o canal de parto). O procedimento é considerado invasivo e não deve ter uso rotineiro.

A chefe do Centro Obstétrico do HRSam, Gisella Souza, ressalta o cuidado prestado tanto às mães quanto aos familiares pela equipe do hospital. “A enfermagem obstétrica veio contribuir com a humanização do serviço, enfatizando as medidas não farmacológicas de intervenção na dor da paciente – como o uso de bolas, compressas quentes e massagem. Também há o incentivo a caminhadas para evolução do trabalho de parto, assim como o acolhimento do acompanhante durante todo o processo. Os enfermeiros são agentes ativos no ‘pele a pele’”, diz.

Referência na humanização dos partos

O HRSam, localizado na Região de Saúde Sudoeste do DF, é considerado uma referência para grávidas com idade gestacional igual ou superior a 37 semanas. A equipe no Centro Obstétrico inclui médicos obstetras, neonatologistas, anestesistas, enfermeiros obstétricos, enfermeiros generalistas, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas.

Em 2023, o HRSam foi o hospital líder em partos assistidos por enfermeiros obstetras no DF, somando 1261 partos. Isso destaca a eficácia do modelo de assistência compartilhada em comparação com um cuidado individualizado por categoria profissional.
 

Projeto do HRSAM representou um novo modelo de assistência integrada entre as equipes de médicos e enfermeiros obstetras, garantido a humanização do acolhimento destinado às gestantes. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF