01/04/2025 às 17h21

Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF celebra 16 anos como referência nacional em transplantes de órgãos

Ao longo desse caminho, foram realizados quase 2,8 mil transplantes e mais de 12 mil cirurgias cardíacas. Solenidade homenageia pacientes e profissionais

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) completa, nesta terça-feira (1°), 16 anos. A unidade se destaca como referência nacional para transplante de órgãos, especialmente de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. Até o momento, foram realizados mais de 2,7 mil procedimentos do tipo. ​​​​​​
 

O ICTDF é uma instituição privada sem fins lucrativos, que presta um serviço complementar a usuários da rede pública de saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Na conta da instituição, entram ainda mais de 12 mil cirurgias cardíacas, 69 mil tomografias, 57 mil ressonâncias nucleares, meio milhão de consultas e 46 mil procedimentos intervencionistas terapêuticos ao longo dos anos.

O ICTDF é uma instituição privada sem fins lucrativos, que, além de pacientes particulares e conveniados por planos de saúde, presta um serviço complementar à rede da Secretaria de Saúde (SES-DF). Por meio desse contrato, a unidade fornece atendimentos de alta complexidade cardiovascular e transplantes a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Homenagens

A solenidade de comemoração do aniversário da instituição foi marcada por homenagens a pacientes transplantados e aos servidores da unidade. "Cada profissional de saúde teve e tem sua importância em cada história do ICTDF. Vivemos movidos pelos nossos propósitos e, quando os colocamos em prática, temos a motivação diária para fazer acontecer aquilo que juramos durante a faculdade”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Junior.
 

"Vivemos movidos pelos nossos propósitos e, quando os colocamos em prática, temos a motivação diária para fazer acontecer aquilo que juramos durante a faculdade”, afirma o secretário de Saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, as equipes do ICTDF possuem um papel fundamental na credibilidade da instituição hoje. “Somos a unidade do Brasil que mais faz transplantes e isso é reflexo das atuações de homens e mulheres capacitados e especializados." 

O reconhecimento do esforço desses profissionais de saúde não é à toa, segundo o primeiro interventor do ICTDF, Marcos Antônio Costa. “Quando surge um órgão para ser transplantado, uma equipe se locomove até a cidade para buscá-lo, enquanto uma outra aguarda no local para a cirurgia. É uma mobilização tremenda, muitos não dariam conta de pagar por um procedimento desses”, detalhou. 

Junto ao empenho e à logística, está o aperfeiçoamento daquilo que se faz, tópico destacado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  "temos que formar médicos especialistas, sobretudo em gente", avaliou. 

Estiveram presentes ainda na solenidade, a senadora Leila Barros; os deputados distritais Deisy Amarilio, Jorge Vianna e Eduardo Pedrosa; a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; o presidente do Instituto Brasileiro de Transplantados, Robério Melo; o comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas (HFA), Luiz Gonzaga Viana; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Elisandro Noronha; o presidente do Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), Cleber Machado; e o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade.
 

A comemoração do aniversário da instituição foi marcada por homenagens a pacientes transplantados e aos servidores da unidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Como ser um doador

Doadores vivos podem doar um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão, desde que não prejudique a sua própria saúde. Em casos de fatalidades, é fundamental comunicar e conversar com a família sobre o desejo de ser doador. Não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento, mas a decisão familiar é requisito para que a doação ocorra.

01/04/2025 - 16º Aniversário ICTDF